[autor] Alexandre Dumas

20 de julho de 2011 - quarta-feira - 20:32h   ¤   Categoria(s): Autores

Alexandre Dumas (✫ Aisne, França, 24.jul.1802 – † Puys, França, 05.dez.1870) foi um escritor e dramaturgo francês.Alexandre Dumas
Nascido na pobreza, era filho de um general do Exército de Napoleão e neto de um nobre francês com uma escrava afro-caribenha.
Sua 1ª peça de teatro foi Henrique III e sua Corte, produzida em 1829. Entre 1844 e 1846, publicou dois dos seus mais famosos romances: Os Três Mosqueteiros e O Conde de Monte Cristo.
Outras de suas principais obras são:
• A Rainha Margot (1845)
• Vinte anos depois (1845)
• A Dama de Monsoreau (1846)
• O Visconde de Bragelonne (1848)

Apesar de ter-se casado em 1840 com uma atriz, Alexandre Dumas possuía pelo menos 3 filhos fora do casamento, tendo um deles recebido o mesmo nome do pai e seguido a mesma carreira de novelista e escritor de peças teatrais. Para haver diferenciação, um deles é chamado Alexandre Dumas, pai (Alexandre Dumas, père) e o outro Alexandre Dumas, filho (Alexandre Dumas, fils), sendo o filho autor do romance A Dama das Camélias.

A despeito do sucesso e de sua origem nobre, Alexandre Dumas sempre foi marcado pelo fato de ser mulato. Disse ele uma vez a um homem que o insultou por causa de sua mestiçagem:
“My father was a mulatto, my grandfather was a Negro, and my great-grandfather a monkey. You see, Sir, my family starts where yours ends.”

Dumas foi enterrado no cemitério de Villers-Cotterêts, onde nasceu, mas em 30 de novembro de 2002, aniversário do bicentenário de seu nascimento, seu corpo foi exumado sob as ordens do então presidente francês Jacques Chirac. Seus restos mortais foram levados em um novo caixão ao Pantheón de Paris, onde estão sepultados grandes nomes da literatura francesa como Victor Hugo e Voltaire.

Os Três Mosqueteiros
Os Três MosqueteirosO jovem d’Artagnan chega praticamente sem posses a Paris, mas, depois de alguns percalços, consegue se aproximar da guarda de elite do rei Luis XIII – os mosqueteiros. Nela conhece os inseparáveis Athos, Porthos e Aramis, que passarão a ser seus companheiros de aventuras. Juntos, os quatro enfrentam combates e perigos a serviço do rei e sobretudo da rainha, Ana da Áustria, tendo por inimigos principais o cardeal de Richelieu, a misteriosa Milady e o ousado duque de Buckingham.

O Conde de Monte Cristo
O Conde de Monte CristoEdmond Dantés está prestes a se casar quando seu destino muda completamente. Por causa de uma série de intrigas feitas por Mondego, Danglars, Caderousse e Villefort, ele é considerado traidor e condenado. Fica preso por 14 anos no castelo da ilha de If, onde conhece o padre Faria, que lhe explica onde encontrar um tesouro. Dantes foge da prisão, encontra o dinheiro e passa a ser chamado de conde de Monte Cristo. Agora ele quer se vingar de todos os seus desafetos.


Tanto O Conde de Monte Cristo quanto Os Três Mosqueteiros foram adaptados diversas vezes para o cinema, seriados, desenho e até anime.
A mais nova filmagem de Os Três Mosqueteiros está com estreia marcada para 14 de outubro de 2011.

Veja também:

    1 comentário para “[autor] Alexandre Dumas”

  1. Felipe Nasca disse:

    Não tenho muito o que comentar do post em si. Só dizer que adoro ver tantas informações tão bem amarradas e sem rodeios, o seu texto é gostoso, Lia ^^

    E, sobre esse trailer, será quase uma versão steampunk esse filme, hein? XD

    Kisu

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree