[resenha] Mitologia ao Alcance de Todos – Os Deuses do Egito Antigo

28 de julho de 2011 - quinta-feira - 22:05h   ¤   Categoria(s): Literatura nacional, Mitologia, Resenhas

Os Deuses do Egito AntigoTítulo: Mitologia ao Alcance de Todos – Os Deuses do Egito Antigo
Autor: Alexandre A. Mattiuzzi
País: Brasil
Ano: 2004
Editora: Hélade
Páginas: 239
Sinopse: O livro traz a descrição dos mitos do antigo Egito, apresentados por intermédio de seus principais deuses. Cada capítulo é dedicado à descrição de um mito por meio de seus aspectos históricos, físicos, simbólicos e míticos, revelando assim sua essência. O texto traz esclarecimentos sobre o que os deuses e os mitos representavam para os antigos egípcios e o porquê de seus significados para eles. Além de um rico acervo de ilustrações baseadas em imagens idealizadas pelos antigos egípcios, que auxiliam na visualização e melhor compreensão dos mitos narrados, o livro traz uma grande quantidade de notas e informações relacionadas à mitologia em questão, além de incluir um dicionário resumido dos mitos.

Diferindo do pai e do avô, filhos varões únicos, Osíris herdou o governo da terra por ser o primogênito de sua geração. Era irmão de Ísis, Set e Néftis, divindades que, devido a essa exata ordem de nascimento, formaram dois casais seguindo a regra sagrada do mais velho desposar a mais velha. Assim, Ísis era esposa de Osíris, e Set era marido de Néftis.

Avaliação:
Apesar de ter poucas páginas, o livro é bastante denso, com muitas informações e ilustrações. Dividido em 4 partes principais (A Criação, O Além, O Trono e O Povo), conta de forma bastante acessível as histórias de cada deus, o significado dos símbolos e a sobreposição da mitologia sobre a própria história do Antigo Egito.

As notas laterais, que explicam, por exemplo, o que é o Livro dos Mortos ou qual a importância do hipopótamo na mitologia egípcia, são sensacionais pois não interferem no texto principal mas são tão importantes quanto.

O único porém é justamente a quantidade de informação contida neste livro. Por se tratar praticamente de uma mini-enciclopédia, é um prato cheio para quem é realmente aficionado pelo tema, mas para quem deseja ler apenas por curiosidade, chega a ser um tanto quanto cansativo, obrigando-se a ler de pouco em pouco, sem pressa de terminar.
Os Deuses do Egito Antigo

Veja também:

    1 comentário para “[resenha] Mitologia ao Alcance de Todos – Os Deuses do Egito Antigo”

  1. Felipe Nasca disse:

    Agora esse me apeteceu! Livro cheio de informações sobre alguma coisa desperta meu lado voraz!

    Pelo jeito é um “Egito for Dummies”, né (rs)? Minha irmã adoraria, já que ela ama História e a do Egito é uma das favoritas dela.

    Aliás, esse tipo de informação me seduz muito mais em livro do que pela web. Sei lá, acho que ficar pesquisando na web sobre um tema que você não conhece direito mas te desperta muito interesse é cansativo, pois é tudo muito fragmentado e você (ou melhor, eu) fica abrindo link atrás de link que surge, começando um monte de leituras e não terminando praticamente nenhuma.

    O livro permite muito mais “foco”, como diria nossa amiga Gesiane, hehe.

    E é muito legal ver que se trata de uma edição nacional. Porque esse parece daqueles tipos de livro que se esforçam para serem interessantes e, apesar de não ser um leitor assíduo, me dá uma impressão de que livros nacionais ou são tão “tímidos” que não aparecem ou são tão “esnobes” que preferem parecer “para poucos” a “interessante”.

    Bem, são divagações doidas da minha cabeça esquisita. Já perdi o foco e escrevi demais aqui XD

    =*

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree