Sábado passado, dia 13/08, eu fui na FELIT.
Logo na entrada, a primeira impressão que eu tive foi que era um evento bem simples, sem muito glamour. O local não era pomposo, o estacionamento era de graça e o ingresso custava apenas R$ 2,00.
Lá dentro, notei que havia bastante espaço entre os estandes, e não estava cheio de gente. Pelo contrário, dava pra circular tranquilamente.
E andando pelos corredores, confirmei com alegria o que eu suspeitava: o evento era voltado para o incentivo à leitura com foco no público infanto-juvenil.
Todos os estandes estavam cheios de livros coloridos, que tinham desenhos, que contavam histórias de princesas, bichos, quem-tem-medo-do-escuro, ou que das suas páginas surgiam castelos 3D.
Apesar de não estar lotado, notei que praticamente todos os adultos estavam acompanhados de crianças. Havia também pelo menos um grupo escoteiro lá.
Uma coisa muito legal que eu vi de monte (e fiquei morrendo de vontade de comprar) eram adaptações de clássicos, ótimos para dar acesso às crianças às importantes obras da literatura mundial.
Havia alguns painéis bem legais com linhas do tempo mostrando livros infanto-juvenis que receberam premiações. Muito bom ver alguns títulos que fizeram parte da minha infância!
Estavam rolando também algumas palestras de autores e ilustradores. Uma pena que eu não parei para assistir…
Eu gostei muito da proposta da feira, principalmente por ter relação com a Prefeitura de São Bernardo e a Secretaria Municipal de Educação. Parece bobeira, mas não consigo evitar abrir um sorriso quando vejo crianças e adolescentes com os olhos brilhando de vontade ou indecisão diante de livros, seja numa livraria, numa biblioteca ou em feiras como essas.
Podiam divulgar um pouco mais na próxima edição! =)
Ahh orgulho da minha cidade!!
Divertiu-se, hein, dona Lia! ^^
Charmoso o evento, rs!