[resenha] Desvendando os Segredos da Atração Sexual

17 de outubro de 2011 - segunda-feira - 16:54h   ¤   Categoria(s): Autoajuda, Literatura estrangeira, Resenhas

Atração SexualTítulo: Desvendando os Segredos da Atração Sexual
Título original: Why Men Want Sex And Women Need Love
Autores: Allan e Barbara Pease
País: Austrália
Ano: 2009
Editora: Sextante
Tradutor: Marcia Oliveira
Páginas: 255
Sinopse: Neste livro, Allan e Barbara Pease pretendem revelar a verdade sobre homens e mulheres, colocando em foco aspectos críticos e intrigantes do amor e do sexo. Eles transformam os resultados de pesquisas na área em uma leitura a todos os que desejam entender e vencer os desafios das relações amorosas. As informações reunidas nesse livro visam ajudar solteiros que estão em busca de um par, casais que precisam de orientação e aqueles que desejam manter o parceiro sempre feliz e colher os frutos que isto proporciona.
Compre: compare preços

Os cinco erros mais comuns em um novo relacionamento
Muita gente vai se identificar com o que lerá a seguir, pois não são poucas as pessoas que já tomaram essas decisões erradas em algum momento da sua vida.
[para cada um dos itens, há, no livro, o detalhamento e explicação]
Erro nº1: fazer escolhas sob a influência dos hormônios
Erro nº2: negar os problemas
Erro nº3: escolher pessoas carentes
Erro nº4: ser complacente
Erro nº5: escolher um parceiro acreditando que você vai mudá-lo

Avaliação:
Antes de comentar sobre o conteúdo em si, eu queria fazer uma observação quanto ao título deste livro, que é dos mesmos autores de “Por Que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?”, já resenhado aqui no Verbo: ler.
O título original de “Por Que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?” é Why Men Don’t Listen & Women Can’t Read Maps. Já o título original do livro desta resenha, “Desvendando os Segredos da Atração Sexual” é, por sua vez, Why Men Want Sex And Women Need Love.
Por que essa bagunça com as traduções? Bom, se eu fosse chutar alguma explicação, eu suporia que um título do tipo “Por que os homens não ouvem e as mulheres não conseguem ler mapas” não teria tanto impacto para o público brasileiro. E talvez os tradutores não contassem com o fato de que, 9 anos depois, os mesmos autores lançariam um livro com o título exatamente igual ao utilizado em uma outra tradução adaptada.

O leitor que estiver numa livraria, com estes 2 livros na mão, decidindo qual levar, poderia se perguntar: “Mas qual a diferença do assunto tratado por eles?”. Pois é, justamente os títulos em inglês deixam isso um pouco mais claro, coisa que não acontece com os títulos em português.

Por Que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?” trata das diferenças entre homens e mulheres num aspecto mais amplo, de comportamentos gerais, do dia-a-dia, e mostra como isso afeta a convivência entre quaisquer pessoas de sexos opostos, sejam cônjuges, amigos, colegas de trabalho ou membros de uma família.
Já o “Desvendando os Segredos da Atração Sexual” foca apenas no relacionamento amoroso e sexual entre pessoas de sexos opostos e como isso é afetado pelas suas diferenças comportamentais. Alguns tópicos interessantes são:
- Como a mulher e o homem entendem o amor de formas diferentes no cérebro
- Como os relacionamentos mudaram nos últimos 50 anos
- O que os homens querem de verdade
- O que as mulheres querem de verdade
- Sexo casual e infidelidade
- Como encontrar um parceiro ideal
- Qual a sua “cotação no mercado” e como melhorá-la

Eu sou muito suspeita para falar de livros deste tipo de assunto, pois sou fascinada. E talvez justamente por este motivo, apesar de eu ter gostado muito do livro, no fundo, para mim, ele não trouxe nada de novo. Mas é sempre bom reler algo que a gente já tenha aprendido antes, para reforçar. E é melhor ainda se for da maneira agradável que é com textos fluidos do casal Pease.
Atração Sexual

Veja também:

    3 comentários para “[resenha] Desvendando os Segredos da Atração Sexual”

  1. Kelly disse:

    Adoro os livros desse casal, mas ainda não li esse. Gostei muito de “Desvendando os segredos da linguagem corporal”.
    Vou colocar na minha listinha infinita :D Também adoro livros que fala sobre comportamento.
    Beijos!

  2. FelipeNasca disse:

    Só tenho uma observação a fazer quanto aos títulos, Lia. É um tecnicismo dizer isto, mas é bem mais provável que a culpa nessa bagunça seja do pessoal do marketing do que do tradutor do livro de fato. Não que eu conheça muito sobre o mercado editorial, pois só tive contato com tradutores de mangá. Mas me baseio no que conheço do mercado audiovisual, onde quem traduz para legendagem e dublagem costuma no máximo sugerir títulos em português, mas quem escolhe mesmo é o departemento de marketing das distribuidoras (daí muitos dos títulos nacionais controversos em filmes e seriados).

    Mas foi interessante saber que existe esse outro livro, que certamente teve suas vendas aqui prejudicadas por conta desta bagunça de títulos.

  3. Parece ser bem divertido.Me falaram muito bem do primeiro livro mas ainda nao li.E pelo que li de resenhas vou ler Desvendando os Segredos da Atração Sexual.Parabens pela resenha.
    Tbm nao entendo pq dessa bagunça com traduções

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree