[dica] Natal

20 de dezembro de 2011 - terça-feira - 13:17h   ¤   Categoria(s): Dicas, Por temas

Natal
Que tal ler um livro onde o Natal é o tema ou o pano de fundo?

As sugestões abaixo são bastante variadas, inclusive algumas histórias são meio tristes, rs.

Um Conto de NatalUm Conto de Natal – Charles Dickens
‘Um conto de natal’ tem como protagonista Ebenezer Scrooge, um pão-duro, proprietário de uma casa de contabilidade e empregador do pobre Bob Cratchit, seu escriturário. Scrooge evita fazer quaisquer gastos, tanto que no inverno, à época do Natal, o escritório é aquecido apenas por uma pequena lareira. Para Scrooge, isso não é um problema, uma vez que a sua frieza interior é constante, e o conforto de outras pessoas para ele não é importante. Na véspera de Natal, Scrooge, sozinho e renegando qualquer companhia, recebe a visita do espírito de seu sócio, Jacob Marley, que lhe confidencia que um destino igual ao dele estará reservado a Scrooge, se o mesmo não se redimir de seu comportamento. Para tal, três fantasmas virão lhe visitar e trarão a oportunidade para que ele reflita sobre sua condição e através da mudança de hábitos limpar sua consciência.

O Natal de Charlie BrownO Natal de Charlie Brown – Charles M. Schulz
A melhor época do ano está chegando – é Natal. As famílias estão enfeitando suas árvores, comprando presentes e combinando onde vão passar essa noite tão especial. Mas para Charlie Brown, o espírito natalino já não é mais o mesmo, e a festa se tornou um grande evento comercial. A turma de Charlie Brown quer animar o amigo, mas não há nada que faça para mudar sua opinião. É aí que uma arvorezinha miúda e sem folhas entra em cena, para revelar o verdadeiro significado do Natal.
Vídeo do youtube da L&PM

O Natal de PoirotO Natal de Poirot – Agatha Christie
Simeon, o patriarca dos Lee, resolve convidar todos os filhos para comemorar o Natal na luxuosa mansão da família. É hora de eles deixarem os ressentimentos de lado e visitarem o velho pai. Mas, aparentemente, as intenções de Simeon não são nobres. Ele quer se divertir às custas do ganancioso grupo de familiares. Tudo começa com algumas alterações em seu testamento… e termina com um assassinato em um quarto trancado por dentro. Quando Hercule Poirot oferece ajuda para solucionar o caso, encontra uma atmosfera que não é de luto, mas de suspeitas mútuas.

Então é NatalEntão é Natal… Uma Antologia – João Leonel (organizador)
A obra pretende preparar o leitor para a celebração do Natal através de uma perspectiva literária. Os textos foram escritos por diversos autores, a maioria professores universitários da área de Letras. Os textos são curtos, numa mistura de gêneros que vai da crônica ao conto, das reminiscências à poesia. Permeando os contos, está o chamado aos encontros familiares, à reflexão, à emoção que a data propicia. Os autores dialogam com nomes da literatura, como Machado de Assis, Drummond, Murilo Mendes, Mário de Andrade, Calvino, Fernando Pessoa, entre outros.

Natal MortalNatal Mortal – Nora Roberts
Neste romance, a policial Eve Dallas, fiel devota da lei e da justiça, depara-se com mais um misterioso caso para solucionar. ‘Natal Mortal’ apresneta uma história de homicídio ambientada em uma Nova York do ano de 2058. Em meio às festividades de Natal, um criminoso está à solta, fantasiado de Papai Noel. Será que o presente recebido pela primeira vítima do bom velhinho e a referência à canção ‘Os Doze Natais’ significam que foi apenas o primeiro de muitos assassinatos? Ou teria sido um crime passional?

Mistério de NatalMistério de Natal – Jostein Gaarder
Durante os 24 dias anteriores à noite de Natal, o menino Joaquim acompanha um grupo de peregrinos que voltam no tempo para chegar à cidade de Belém, onde vão homenagear um menino recém-nascido. Fazem muitas paradas, todas com um significado especial. Na cidade de Mira, por exemplo, nasceu o bispo Nicolau, o primeiro Papai Noel da história, e foi em Antióquia, na Síria, que se usou pela primeira vez a palavra cristão. Terminada a viagem, Joaquim tem o coração tomado de amor fraterno e está convencido de que o Natal é a festa de aniversário mais bonita do mundo.

Esquecer o Natal – John Grisham
‘Esquecer o Natal’ conta a história de Nora e Luther Krunk, que planejam fazer um cruzeiro pelo Caribe para fugir do Natal. Escândalo e pasmo gerais, pois moram num bairro chique, onde todo mundo festeja o Natal com todo o brilho que tem a maior festa cristã. Só que, na véspera do embarque, sua filha volta do Peru, impossibilitando o cruzeiro. Em poucas horas, os Krunk são obrigados a improvisar uma festa que exigiria semanas e até meses de preparo. O atropelo é tão grande que o desastrado Luther sobe ao telhado para colocar um homem de neve – feito de plástico – junto à chaminé e acaba caindo lá de cima, sendo salvo por um fio elétrico enrolado ao seu pé. É aí que os vizinhos, que antes zombavam dos Krunk e suas trapalhadas, entram com a amizade e a solidariedade.

Qual te apeteceu? =)

Veja também:

    3 comentários para “[dica] Natal”

  1. Tamylane disse:

    Oi Lia *–* Fizemos um meme e incluímos seu blog nele! Se quiser participar aí vai o link (http://verbologiapink.blogspot.com/2011/12/meme-2011-literario.html)Bjinhux <3

  2. Kelly disse:

    Oi Lia!
    Há alguns dias atrás eu estava comentando sobre literatura natalina com a minha amiga e ela acabou me emprestando o livro do Charles Dickens.
    Quantoa aos outros, ainda pretendo ler. Agatha Christie, Gaarder e Robb são presença na pilha de leitura rs
    Ótimas dicas!
    Beijos!

  3. Aleitora disse:

    Oi! :)

    Então, esse livro do Charles Dickens é um clássico que ainda não li, apesar de conhecer a história, que inspirou desde desenhos animados até filmes… deve ser uma leitura bem legal *.*

    Não sabia que Nora Roberts escrevia romances policias *.*
    Esse livro do John Grisham me fez lembrar de um filme com uma história um pouco parecida ( Supresas do amor, com a Reese Whiterspoon).

    Achei o livro do Charlie Brown muito fofo!!! … e eu concordo com ele, tornou-se um grande evento comercial, como a grande maioria dos feriados :/

    E por fim, eu livro que eu certamente vou ler, pois está na minha estante rsrs “O natal de Poirot *.* Quando vi no twitter que você fez esse post logo pensei: será que ela colocou esse na lista? rsrsr …e não que está ! ^^

    Muito legal! Excelentes dicas!
    Até! :*

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree