[resenha] Um Nerd no Japão

16 de dezembro de 2011 - sexta-feira - 15:54h   ¤   Categoria(s): Almanaques, Literatura estrangeira, Resenhas

Um Nerd no JapãoTítulo: Um Nerd no Japão
Título original: Um Geek En Japón
Autor: Héctor García
País: Espanha
Ano: 2010
Editora: JBC
Tradutor: Bruno Aragaki
Páginas: 154
Sinopse: O autor – e apaixonado declarado pelo Japão – Héctor García conta as suas impressões do país, desde que desembarcou pela primeira vez no aeroporto de Narita, em 2004, para trabalhar na Asahi Kasei, empresa japonesa de tecnologia, desenvolvedora de sistemas de reconhecimento de voz. O resultado é um livro recheado de ilustrações, em cores, acompanhadas de descrições que seguem uma linha do tempo do Japão, começando pela tradição milenar, a origem do idioma e dos ideogramas, passando pelas filosofias xintoísta e budista até o Japão moderno, em que a cultura pop reina e ganha destaque mundial através dos animes e mangás. Além de decifrar alguns códigos de comportamento nipônico e sua cultura, que mescla tradição milenar e tecnologia avançada, ‘Um Nerd no Japão’ mostra o que há nos badalados bairros da capital Tóquio, os passeios culturais e os locais não muito divulgados mas, nem por isso, menos interessantes. Tudo acompanhado de fotos, mapas e indicações de acesso, além de dicas para aqueles que farão um tour pelo país pela primeira vez.
Compre: compare preços

Os valores estéticos dos japoneses são muito diferentes dos nossos. Pouco a pouco, a noção de beleza japonesa foi influenciando o restante do mundo. Por exemplo, o ukiyoe influenciou movimentos ocidentais importantes como o impressionismo e o fauvismo. Nomes de peso, como Frank Lloyd Wright, foram grandes fãs de ukiyoe. Mas não foi só essa vertente japonesa que fascinou o ocidente: gueixas, jardins japoneses, literatura, haikus, bonsais, mangás… o que tudo isso tem em comum? E por que essas coisas fazem tanto sucesso?
Você já percebeu que sentimos uma sensação parecida quando folheamos um livro japonês, descansamos num jardim zen, lemos alguns haikus ou comemos um bom sushi? Diria que são caminhos muito diferentes para atingir o mesmo estado mental.

Avaliação:
A primeira coisa que eu pensei quando abri o livro, ainda numa livraria, antes de comprá-lo, foi: “Nossa, que bonito! Parece ter sido feito com muito carinho!”. Sim, o livro é bem bonito, com muitas fotos, uma diagramação muito bem feita, e em papel brilhante, o que deixa as imagens ainda mais atraentes.
Folheando um pouco mais, ainda antes de comprar, percebi que parecia ser bastante completo e trazer muitas informações sobre a cultura japonesa, apesar de ter poucas páginas.
E agora, tendo lido, posso confirmar: o livro realmente é muito bom!

Trata-se de um overview cultural bastante abrangente, feito por um jovem nerd ocidental (engenheiro espanhol, nascido em 1981), fascinado pelo Japão, que imergiu no dia-a-dia da sociedade japonesa morando e trabalhando em Tokyo.
A impressão que seu livro passa é que ele captou muito bem alguns pontos essenciais da cultura japonesa, tão sutis, tão diferentes e tão difíceis de um ocidental compreender.

O livro aborda uma boa variedade de tópicos, falando sobre a história do Japão, artes e disciplina tradicionais, conceitos-chave, símbolos, cotidiano empresarial, sociedade, mangá, anime, música, cinema, TV etc.

Através dos capítulos, o autor não só explica a origem de alguns famosos elementos culturais como o mangá e o anime, como também desmistifica alguns aspectos que geram muita curiosidade como, por exemplo, por que os japoneses se suicidam tanto, por que as japonesas riem com a mão tampando a boca, por que é um país tão seguro, com gente tão honesta.

O autor também dá dicas de passeios por Tokyo e por outras cidades do Japão, mas é preciso frisar que é um livro sobre a cultura de um país, e não obrigatoriamente um guia de viagem, apesar de o seu conteúdo ser bastante valioso e aproveitável quando você estiver “perdido” no meio desse país de “gente exótica e estranha”, seja a turismo, seja a trabalho.

O livro é recomendável a qualquer público, desde os mais leigos em cultura japonesa até os mais aficionados conhecedores.
Particularmente, sendo eu descendente, gostei bastante porque não é o fato de você ter olhinhos puxados que haverá a garantia de que você saberá tudo sobre a cultura do país de onde seus avós vieram. Fiquei encantada por ter aprendido coisas que nem imaginava e que não poderia nunca esperar que meus ancestrais fossem me ensinar.

Não deixe de visitar também o blog do autor – www.kirainet.com –, considerado uma das referências sobre o Japão na web.
Um Nerd no Japão

Veja também:

    7 comentários para “[resenha] Um Nerd no Japão”

  1. Maria Luiza disse:

    O país nipônico, que é tão conhecido pela inteligência e por ter os alunos mais aplicados do oriente, é um dos mais curiosos em sua cultura e até mesmo na maneira de agir. Conhecermos esses tão inteligentes orientais é algo essencial, ainda mais com um almanaque, que é um tipo de livro ilustrado e cheio de curiosidades!

  2. Maria Cristina A. Aragão disse:

    A cultura oriental é sempre muito interessante. Bom saber que o livro além de bonito e com belas fotos, também apresenta informações que nos levam a compreender melhor a cultura japonesa.

  3. Ingrid disse:

    Fiquei interessada em comprar :) gosto de livros ilustrados, haha beijão, feliz 2012

  4. Kelly disse:

    Oi Lia!
    Super dica! Vou repassar para a minha irmã apaixonada pelo Japão ;)
    Beijos!

  5. Eu tenho muita vontade saber mais sobre a cultura japonesa. Vou colocar esse livro na minha estante do skoob e assim que puder procurá-lo. Essa parte do porque eles se suicidam me interessa muito, gosto de textos que falem sobre esse assunto tão delicado.
    Blog cada dia melhor Lia.
    Beijos
    http://leitoraincomum.blogspot.com

  6. Maritza Bom disse:

    Oi Lia,
    nossa adorei esse post, já tinha visto o livro por ai, mas não li a respeito dele!
    Achei muito bacana, com certeza vou colocar na lista do vou ler!! :D

    até mais!

    Prólogo da Leitura

  7. Gesiane disse:

    Acredita que ainda não li? Estou indo lá comprar este findi… e vc me deu um ótimaaaaa ~ idéia! hohohohohoho ~

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree