Palavra no título #01: “ler”

16 de fevereiro de 2012 - quinta-feira - 15:58h   ¤   Categoria(s): Dicas

Quero inaugurar uma seção nova no blog! Chama-se “Palavra do Título”!

A proposta é pesquisar e trazer para vocês dicas de livros, como eu havia feito para o tema de Paris, mas de uma forma mais estruturada e organizada, baseada na seleção de livros cujo título contém a “palavra da vez”.

E para começar, nada mais adequado do que o verbo “ler”! =)

ler

 
A Menina Que Não Sabia LerTítulo: A Menina Que Não Sabia Ler
Autor: John Harding
Editora: Leya
Páginas: 288
Sinopse: Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros – únicos companheiros e confidentes – antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

Comédias Para se Ler na EscolaTítulo: Comédias Para se Ler na Escola
Autor: Luis Fernando Verissimo
Editora: Objetiva
Páginas: 142
Sinopse: Uma seleção de crônicas de Luis Fernando Verissimo apresentada pela escritora – Ana Maria Machado. A seleção permite ao leitor mergulhar no universo das histórias e personagens de Verissimo prestando atenção nos múltiplos recursos deste artesão das letras. Os exercícios de linguagem ou de estilo podem ser conferidos em crônicas como ‘Palavreado’, ‘Jargão’, ‘O ator’ e ‘Siglas’. As comédias de erro estão presentes em ‘O Homem Trocado’, ‘Suflê de Chuchu’ e ‘Sozinhos’. As pequenas fábulas, com moral não explícita, aparecem em ‘A Novata’, ‘Hábito Nacional’ e ‘Pode Acontecer’. Os resgates da memória é a marca de ‘Adolescência’, ‘A Bola’ e ‘História Estranha’. E, por fim, as abordagens de temas recorrentes revelam-se em ‘Da Timidez’, ‘Fobias’ e ‘ABC’.

Por Que LerColeção: Por Que Ler
Editora: Globo
Sinopse: Os grandes clássicos da literatura têm algo de paradoxal na sua condição de clássicos: de tão conhecidos, tornam-se desconhecidos. Não esquecidos, mas ignorados, no sentido de serem muito mais citados do que lidos. De tempos em tempos, as coleções (re)apresentam ao grande público os grandes nomes da literatura. Cada nova geração de leitores deve empreender sua própria (re)leitura dos clássicos. Além disso, para os que já os conhecem, é sempre um prazer revisitá-los, como a um velho amigo.

1001 Livros Para Ler Antes de MorrerTítulo: 1001 Livros Para Ler Antes de Morrer
Autor: Peter Boxall
Editora: Arqueiro
Páginas: 960
Sinopse: ’1001 Livros Para Ler Antes de Morrer’ reúne diversas obras de ficção, desde ‘Dom Quixote’, de Cervantes, e ‘Os Lusíadas’, de Camões, até ‘Almoço nu’, de William Burroughs, e ‘Tudo se ilumina’, de Jonathan Safran Foer. Neste livro leitor encontrará títulos dos mais diversos estilos e para todos os gostos. Com resenhas elaboradas por uma equipe de escritores, críticos literários e jornalistas internacionais, este livro pretende guiar o leitor pela história da literatura mundial. E, objetivando dar destaque à produção literária de língua portuguesa, a obra inclui ainda nomes como Aluísio de Azevedo, Lima Barreto, Lygia Fagundes Telles e Mia Couto.

Título: Para Ler Como um Escritor – Um Guia para Quem Gosta de Livros
Autor: Francine Prose
Editora: Zahar
Páginas: 320
Sinopse: É possível ensinar a um escritor o seu ofício? A questão é polêmica, especialmente quando proliferam cursos de graduação e de extensão com essa proposta. Escritora e crítica literária, Francine Prose defende que, sim, há muito o que aprender com os mestres. Virginia Woolf, Jane Austen, Nabokov, Philip Roth e Flaubert são alguns dos autores a quem dedica uma leitura atenta e cuidadosa, em busca do segredo do ‘escrever bem’. De cada um, extrai lições.

Para Gostar de LerColeção: Para Gostar de Ler
Editora: Ática
Quem não conhece esta coleção da época da infância? Com diversos volumes, contendo muitos contos e crônicas sob vários temas, a coleção vem tendo suas capas repaginadas, conforme podem ver nas imagens acima. Clássicos!

Veja também:

    5 comentários para “Palavra no título #01: “ler””

  1. dina disse:

    bom dia eu gostaria de ler os livro completo pela internet porque no momento não to em condições de comprar , os livro, é corações sem destino herdeiro do novo mundo e outro que agora me esqueci .se na internet tem como eu baixar eu agradeço ou envie um blog como no caso radio novela ,que eu adoro ouvi arrumando acasa fico tao feliz . eu ouço o livro dos espirito o livro dos médio e o evangelho segundo o espiritismo e outros blog.deus ti abençoe. thal

  2. AndressaTomaz disse:

    Oi Lia!!
    Muito legal a nova coluna, e realmente não tinha melhor forma de começar.
    Quero muito ler A Menina Que Não Sabia Ler, é o que mais me interessa na lista =)

    Beijos!

  3. Pollyanna disse:

    Oi! Interessante esta sessão. Gostei muito. Beijos

  4. Bárbara disse:

    A nova coluna do blog parece ser legal! Adorei as dicas ^^

    Beijos.

  5. Oi Lia!
    Muito interessante a nova sessão do blog, pois você tem a oportunidade de mesclar dicas de livros novos e antigos, de vários temas diferentes numa única postagem. Parabéns pela ideia! Bjs. Elis.

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree