[dica] Livros para levar em viagens

9 de maio de 2012 - quarta-feira - 23:15h   ¤   Categoria(s): Dicas

Uns 4 dias depois de eu ter voltado de Punta Cana, minha amiga Cih, do blog Coloridex, viajou para lá. Antes, ela veio pedir algumas dicas, e entre elas, de livros para ler durante a viagem.
Ela aproveitou e me deu a sugestão de fazer um post justamente sobre esse assunto! [obrigada, Ciihh!!]

Livros para viajar com você
Pois é! Finalmente você vai tirar suas tão merecidas férias e viajar pra um lugar maravilhoso. Uma semana, 15 dias, 1 mês, não importa. A dúvida, é: “OMG, que livro levar?”
Baseando-me nas dicas que eu dei pra Cih e no que eu fiz/faria pra mim mesma, pensei nos seguintes tópicos:

Livro leve I
Se você for viajar de ônibus ou avião, um livro de curto é a melhor pedida. Provavelmente você vai querer levá-lo para ler durante o trajeto, então, nada de ocupar o espaço precioso da bagagem de mão e muito menos fazer peso desnecessário.

Livro leve II
Viagens de férias estão associadas a alegria, diversão. Escolha um livro igualmente alegre e divertido. Uma história de tema pesado e sombrio pode acabar te deixando num clima interno meio estranho. Foi pensando nisso que eu evitei de levar O Último Trem de Hiroshima para minha viagem.

Leitura fácil
Geralmente livros alegres e divertidos estão ligados a leitura fácil. Dê preferência àqueles que você possa entender sem precisar de muita concentração e possa retomar a linha de raciocínio rapidamente quando alguém der uma barrigada engraçada na piscina, rs.

Sedutor, mas nem tanto
Você está indo viajar, curtir, talvez nem tenha tanto tempo de ficar com a cara enfiada no livro. Leve um que você consiga largar fácil. Livros extremamente fluidos e atraentes, daqueles que você não consegue nem ir fazer xixi, são uma bênção, mas deixe-o para ler durante sua vida cotidiana, por exemplo depois do almoço, que é aquele momento em que a gente mais está com sono “indevido”.

“Mas são 9 horas de voo!”
Se você está tentando usar isso como justificativa para levar algum dos volumes em português de Crônicas de Gelo e Fogo, esqueça, rs. A não ser que você viaje sozinho, a pessoa que está junto com você vai querer papear no avião, e você não tem pra onde ir. Se tiver TVzinha no encosto do banco da frente, pior ainda. Sempre tem alguma coisa interessante pra assistir. E por mais que o assento do avião seja desconfortável (ou não, se você for rico, rs), vai chegar uma hora que o sono vai te pegar.

“Mas eu leio rápido!”
Mais um motivo para não escolher um livro atraente demais. Aprecie a leitura, tente degustar as palavras que o autor escolheu cuidadosamente para você, leitor. Você está de férias. Desacelere. =)

“Mas eu não estou levando muita coisa. Cabe outro livro na mala!”
Então aproveite para encher os espaços vazios com compraaaaaaaassss!!!! Aproveite e traga pra mim uma caneca da cidade que você for visitar. XD

 
Minhas sugestões: (as imagens com link possuem resenha)

Comédias Para se Ler na Escola Por Que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor? O Sexo dos Deuses Como tornar-se um doente mental
Comprar:
Livraria Cultura Livraria Saraiva Fnac Livraria da Travessa
Comprar:
Livraria Cultura Livraria Saraiva Fnac Livraria da Travessa
Comprar:
Livraria Cultura Livraria Saraiva Livraria da Travessa
Comprar:
Livraria Cultura Livraria da Travessa

       
Contos de Fadas Norte-Americanos O Dragão de Sua Majestade A Garota da Capa Vermelha A Droga da Obediência
Comprar:
Livraria Cultura Livraria Saraiva Fnac Livraria da Travessa
Comprar:
Livraria Cultura Livraria Saraiva Fnac Livraria da Travessa
Comprar:
Livraria Cultura Livraria Saraiva Fnac Livraria da Travessa
Comprar:
Livraria Cultura Livraria Saraiva Fnac Livraria da Travessa

E você, tem alguma dica de “técnica” ou de livro? =)

    9 comentários para “[dica] Livros para levar em viagens”

  1. Adrielly disse:

    Nunca levei livro para viajar. Mas porque faz quase um ano e meio desde a última vez que eu viajei e faz praticamente esse tempo que eu me apaixonei pelos livros. Mas na próxima vez eu quero levar um livrinho para os momentos de espera, momentos calmos, no hotel, etc. Eu acho bom. E claro, como você citou, um livro feliz, porque uma viagem é para ser assim mesmo.

  2. Paula Camargo Souza disse:

    Ah sempre nas viagens sou sem noção levo 3/4 livros pra ler…adoro ter opções!Normalmente não penso em livros ideais para ler nas férias…leio oq eu estiver lendo,aproveito pra dar uma acelerada na leitura!

  3. Giil Almeida disse:

    Nunca li essa série de Pedro Bandeira, sempre via na prateleira da biblioteca, mas, acabava lendo outro.
    Amo ler enquanto viajo! Principalmente quando a literatura é leve e te puxa pra história. Sempre escolho livros assim para levar, inclusive, os romances fofinhos que eu amo.

    Bjos!

  4. A garota da capa vermelha <33333333333
    Estou querendo ler este livro a tempos, mas e o tempo ? Só em viagens mesmo.

  5. Oi Lia!
    Adorei a postagem, você sempre criativa e trazendo dicas diferentes… adoro ler em trânsito, seja em viagens longas ou curtas, sempre levo um livro na
    bolsa. Já li o segundo que você indicou “Porque os homens…” e achei muito divertido.
    Beijo… Elis Culceag.

  6. Oi Lia!
    Adorei sua dicas! Realmente são muito boas. Vou viajar em Junho e já estava pensando em qual livro levar para o avião, só que vou com amigas então imagino que não terei muito tempo de ler.

    Beijos.

  7. Ahh adorei esse post!
    Também gosto de livros levinhos pra viajar. Dos que você citou eu adoro Comédias para se ler na escola, é bem divertido.

    Beijos
    Tati
    Coração Literário

  8. Gabi disse:

    Xii, eu sempre carrego uns dois dependendo de onde for. Eu não leio no trajeto porque me da dor de cabeça, mas é fato que eu morro de abstinência se não ler ao menos algumas páginas por dia ;P

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

  9. Lilian Darini disse:

    Pra viagem, eu prefiro não levar… Porque gosto de observar o caminho ouvindo música e a viagem, claro!!!!

    Prefiro deixar o livro pros dias iguais!! ;)

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree