Palavra no título #06: “café”

24 de maio de 2012 - quinta-feira - 11:44h   ¤   Categoria(s): Dicas

24 de maio é o Dia Nacional do Café! E em São Paulo, desde 2007, também se comemora o Dia do Barista.

café

Minha homenagem a todos os “envolvidos” com o café, desde os plantadores até os amantes viciados, é na forma de dicas de livros com a palavra café no título.

 
Café PretoTítulo: Café Preto
Autor: Agatha Christie
Editora: Bestbolso
Páginas: 168
Sinopse: No ano de 1934, o detetive belga Hercule Poirot é convocado por um famoso cientista inglês temeroso de que a fórmula secreta que está desenvolvendo seja roubada. Ao lado de seu fiel escudeiro, o capitão Hastings, Poirot apressa-se em atender ao chamado, mas chega tarde demais – encontra seu cliente morto, e a fórmula desaparecida. Todos os ocupantes da bela casa de campo do cientista são suspeitos, e só as privilegiadas células cinzentas de Poirot poderão descobrir o verdadeiro culpado.
Comprar: Livraria Cultura Livraria Saraiva Fnac Livraria da Travessa

 
Da Origem e Propagação do CaféTítulo: Da Origem e Propagação do Café
Autor: Antoine Galland
Editora: Octavo
Páginas: 112
Sinopse: Do autor de As mil e uma noites, este livro apresenta a curiosa viagem do café desde as origens, na Pérsia, até sua solene chegada à Europa, em 1554, passando por Aden, Meca, Medina, Cairo, Síria e Constantinopla. A infusão do cahveh era nomeadamente utilizada contra enxaqueca, contra os ‘fumos e vapores’ que subiam à cabeça e provocavam sono, além de ter sua fumaça ‘benéfica à visão’. Mas numa época de extremado zelo religioso – tanto islâmico quanto cristão -, o consumo da bebida foi amplamente combatido sob pretexto de ‘provocar alterações de consciência, ocasionar desordens, constituir prejuízo para a saúde e ser proibido pela lei muçulmana’.
Comprar: Livraria Cultura Livraria Saraiva Livraria da Travessa

 
Grotão do Café AmareloTítulo: Grotão do Café Amarelo
Autor: Francisco Marins
Editora: Escrituras
Páginas: 320
Sinopse: Com este ‘GROTÃO do Café Amarelo’, Francisco Marins dá continuidade à narrativa desenvolvida em Clarão na Serra, livro inicial da série O Homem e a Terra. Os dramas humanos, familiares ou o das coletividades, nesta saga sertaneja, representativa de uma época, foram marcados por lutas, violências, ódios. Também por alegrias, amores felizes, desenganos – tudo a constituir os temperos, por vezes amargos, das narrativas que abrangem o suceder de várias gerações. ‘GROTÃO do Café Amarelo’ mostra o homem fixado no lugar, preparando-se para ampliar as áreas de cultivo, plantar, colher os frutos e tentar sobreviver, entremeado em um romance que mostra a vida em uma cidade típica do interior, com seus aspectos tradicionais e característicos.
Comprar: Livraria Cultura Livraria Saraiva

 
História do CaféTítulo: História do Café
Autor: Ana Luiza Martins
Editora: Contexto
Páginas: 320
Sinopse: Este livro narra a trajetória de aventura e ousadia da mais saborosa e conhecida bebida em todo o mundo – o café. Desde sua descoberta, a Coffea arabica traçou novas rotas comerciais, criou espaços de sociabilidades até então inexistentes, estimulou movimentos revolucionários, inspirou a literatura e a música, desafiou monopólios consagrados e tornou-se o elixir do mundo moderno, consolidando as cafeterias como referência de convívio, debate e lazer. Com charme, elegância e bom humor, a historiadora Ana Luiza Martins conta a trajetória do café, das origens como planta exótica no Oriente à transformação em produto de consumo internacional. A autora analisa também como o café no Brasil transformou-se na semente que veio para ficar e marcar a nossa história. Mais do que uma atitude simpática de bom anfitrião, oferecer um café é proporcionar uma das mais prestigiosas formas de convívio social que nos é dado a conhecer. Um simples gole dessa bebida torna o leitor parte de uma imensa cadeia de produção, embalada em muita aventura e ousadia.
Comprar: Livraria Cultura Livraria Saraiva Livraria da Travessa

 
101 Razões para Tomar CaféTítulo: 101 Razões para Tomar Café
Autor: Darcy Roberto Lima
Editora: Café Editora
Páginas: 162
Sinopse: Para encontrar 101 razões para tomar café o autor, Dr. Darcy Roberto Lima, mergulhou profundamente em seus estudos sobre o tema. De uma forma irreverente e inédita, ele traz aos apaixonados pela bebida dezenas de motivos para que este hábito tão brasileiro seja ainda mais cultivado por quem não o deixa de lado nem por um dia.
Além de motivos que contam a história do grão em diversos países, o livro caminha pela própria cultura do beber café e a presença dele no dia a dia. Passa pelo sabor por ele proporcionado e faz comparações com outras bebidas; por fim, o autor destaca mais de metade das razões, e ainda mais intrigantes, sobre os benefícios do café para a saúde.
Sendo o Brasil um dos maiores países produtores do grão e contabilizando tantos amantes da bebida, não poderíamos deixar de encontrar 101 razões para mostrar por que somos tão apaixonados por café.
Comprar: Livraria Cultura Livraria Saraiva Livraria da Travessa

 
Que tal ler na companhia de uma xícara fumegante? =)

    11 comentários para “Palavra no título #06: “café””

  1. Adrielly disse:

    Eu adoro cheiro de café, esses desenhos que fazem no líquido também (não sei o nome disfarça haha), mas não gosto muito de tomar. Muito difícil eu tomar café e sempre com leite. Esses livros parecem ser muito bons *-*

  2. Paula Camargo Souza disse:

    Nossa adorei o post! Apesar d nao gostar de café e nunca ter lido livros sob isso,deve ser bem interessante!

  3. Nossa, aquele café ali da foto me deu vontade de tomar um igual, rs.
    Amo café, demais, demais. Parece que revitaliza.

  4. Cih disse:

    Café com leitura combina muito! :D
    Ótimas dicas e o meu problema é tempo para poder ir atrás das dicas.
    Vc acredita que eu acabei levando o Silmarillion pra Punta e consegui ler! hahaha
    Kiss

  5. K-Chan disse:

    Vc e a ge resolveram ter posts sobre cafe no dia q eu vim visitar o blog de vcs haha
    eu nao gosto de cafe:s
    mas um livro sobre café pode ser haha

    gostei do da agatha christie, vou procurar \o\
    saudade de são paulo *—*

  6. Claudia F. disse:

    Lia,
    primeiramente gostaria de pedir desculpa pela ausência no blog, estive muito ocupada, mas espero que eu consiga voltar à rotina da blogosfera…
    Adorei esse post, sério, sou viciada em café, principalmente café preto. Me interessei pelo livro “Café Preto” da Agatha Christie, vou ver se encontro, para pode ler… e também pelo “101 razões para tomar café”.
    Parabéns pelo post, e VIVA O CAFÉ! *-* haha

    Beijos,
    Claudia F.

  7. Maritza Bom disse:

    Oi Lia, adorei o post! Tá ai uma ótima combinação: um bom livro e um café! Acho que de todos os títulos o que mais me chamou atenção foi: 101 Razões para Tomar Café, bem curioso!

    até mais!

    Prólogo da Leitura

  8. Giil Almeida disse:

    Primeiramente… CAFÉ ♥
    Não li nenhum livro ainda que tenha “café” no nome, pelo que eu me lembre. Mas, somar café e ler… muito bom!
    Mas, falar de café deu uma vontade de um copinho de capuccino agora!

    Bjos!

  9. Samanta Holtz disse:

    Oi, querida!

    Que criativo esse seu post :D
    Livros com a palavra do dia! Gosteiii!

    Querida, obrigada por sua visita ao meu blog! Sim, foi emocionante participar do evento lá, onde estudei a vida toda… estive rodeada de crianças e adolescentes cheios de sonhos! Alguns até já começaram a escrever, inspirados em mim, o que me emociona!

    Um beijoooo!

    Samanta Holtz
    autora de O Pássaro
    http://www.samantaholtz.blogspot.com

  10. Huuummm, depois do almoço, deu até vontade!
    Bjs… Elis Culceag.

  11. Gabi disse:

    Nhaaam. Café, café! Adoro livros onde o café é o personagem principal. Achei a imagem linda, me deu uma vontaaade ;D

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree