[resenha] Eu

15 de maio de 2012 - terça-feira - 17:13h   ¤   Categoria(s): Biografia, Literatura estrangeira, Resenhas

Eu - Ricky MartinTítulo: Eu
Título original: Me
Autor: Ricky Martin
País: Porto Rico
Ano: 2010
Editora: Planeta
Páginas: 299
Sinopse: Ricky Martin, o astro internacional que já vendeu mais de 60 milhões de discos em todo o mundo, fala pela primeira vez sobre as lembranças de sua infância, as experiências no grupo Menudo, a luta por sua identidade durante o fenômeno Livin’ la vida loca, o momento em que resolveu assumir sua sexualidade e as relações que lhe permitiram aceitar o amor, além das decisões que mudaram sua vida, como dedicar-se a ajudar crianças no mundo todo e tornar-se pai. Eu é uma autobiografia íntima sobre o caminho libertador e espiritual de um dos maiores ícones pop-stars do nosso tempo.
Comprar: Livraria Cultura Livraria Saraiva Americanas.com Fnac Livraria da Travessa Martins Fontes

Eu me lembro de uma vez em que fui vê-la escoltado pela polícia. Quando cheguei à casa dela com a unidade de segurança, gritei: “Vó, vim te ver!”.
“Filho!”, ela disse. “Que maravilha!”
Eu, no entanto, logo precisei esclarecer: “Vim te ver, vó, mas não posso ficar muito tempo. Preciso ir embora logo”. Como sempre, ela não me fez me sentir culpado por ter de ir embora. Simplesmente me agradeceu pela visita e me deu um abração.
“Tudo bem”, ela disse, “foi ótimo ver você. Coma, você está muito magro.”
Essa era minha avó.

Avaliação:
Se eu tivesse a chance de conhecer o Ricky Martin e me fosse permitido dizer para ele apenas uma única frase, ela seria: “Obrigada por ter escrito este livro.”
Posso dizer com absoluta certeza que “Eu” entrou para a minha restrita lista de preferidos e posso afirmar que este é um dos livros mais bonitos que já li.

Fui fã do Ricky Martin durante um curto período da adolescência, mas deixei de acompanhá-lo a partir do momento em que ele começou a gravar em inglês.
O que me fez querer ler este livro não foi apenas o fato de ter sido fã ou seu anúncio sobre sua orientação sexual. A linda entrevista no programa da Oprah Winfrey, os elogios da apresentadora e também os depoimentos da contracapa foram mais do que suficientes para eu morrer de curiosidade de saber o que este homem tinha a dizer, o que suas palavras tinham a ensinar.

O que encanta neste livro não são apenas os fatos que o Ricky Martin conta sobre sua vida – que não são poucos –, como a estrutura da sua família, a entrada no Menudo, a carreira solo, o sucesso nos EUA, o nascimento dos seus filhos ou a sua saída do armário. O que este livro tem de especial é a forma como Ricky passou por tudo isso e de como fala sobre o aprendizado que retirou de cada momento vivido, tenha ele sido televisionado para milhões de pessoas ou tenha acontecido na solidão dos seus dias de pijama. A sua evolução espiritual e a forma como ele a enxerga e analisa são emocionantes.

Ter lido “Eu” talvez não me faça começar a escutar as músicas atuais do Ricky (mesmo que sejam em espanhol) nem assistir suas atuações em seriados ou espetáculos. Mas sem sombra de dúvida, passei a admirá-lo profundamente, pelo ser humano que ele é e por todo ensinamento contido neste seu livro, tão desconcertante.
Eu - Ricky Martin

Vídeo:
Dividida em 4 partes e legendada em espanhol, segue abaixo a 1ª parte da entrevista concedida à Oprah Winfrey. Não deixem de assistir.

    10 comentários para “[resenha] Eu”

  1. Nati disse:

    Oie!!!
    Eu pensei exatamente a mesma coisa que você! Que se encontrasse com ele, o agradeceria por esse livro. É uma pena as pessoas não se interessarem muito por biografia, pois esse livro é maravilhoso e deveria ser leitura obrigatória de muita gente por aí. Quando acabei de ler, a sensação que tive é que queria ser uma pessoa melhor.

    Beijos

  2. Adrielly disse:

    Eu coloquei esse livro na minha lista de desejos e tirei um monte de vezes porque não sou muito de ler biografias. Agora eu coloquei de novo por causa da sua resenha hahaha. Eu nunca fui FÃ de verdade do Ricky, mas eu sei umas coisas da carreira dele. E ele fez uma participação da minha série favorita Glee e eu achei que ele tem uma energia muito boa, parece ser super simpático, além de cantar muito bem hehe. Quero ler agora! Sua resenha ficou excelente! =D

  3. Paula Camargo Souza disse:

    adoro bibliografias,independente de qual pessoa seja,acho sempre uma boa oportunidade para aprender algo na vida!

  4. Giil Almeida disse:

    Eu não sou muito de ler biografias,
    não me interesso muito, a menos que sejam sobre algum artista que goste muito.
    Tipo o livro das músicas dos Beatles as letras com comentários sobre como foram escritas. Conhece esse?

    Bjos!

  5. Nossa, nem sabia que ele tinha um livro, rs.
    Pelo que você fala, parece ser legal. Mas não sei, não me conquistou muito.

  6. Lilian Darini disse:

    Oi Lia!!

    Eu já tinha ouvido falar desse livro e não me chamou tanto a atenção como fez agora… Pelo seu ponto de vista parece muito bom mesmo!!!

    Bjinhos
    Lih

  7. Samanta Holtz disse:

    Oi, Liaaaa!! :D

    Hmmm é a primeira resenha que eu leio desse livro!!! Confesso que nunca tinha me interessado muito, mas, agora, vendo seu entusiasmo, até fiquei com vontade de conferir ^^

    Um beijo, querida!
    Desculpe o sumiço!!!

    Samanta Holtz
    autora de O Pássaro
    http://www.samantaholtz.blogspot.com

  8. Leila disse:

    Acho que biografias não causam muito interesse mas a sua indicação causou! =)
    Achei muito legal a sua opinião e gostei de saber que a biografia te fez admirar o Rick Martin. Também não sou uma fã de carterinha e gostava mais do início da carreira musical dele mas o livro me interessou e quando tiver uma oportunidade vou ler =D
    Beijo

  9. Maritza Bom disse:

    Oi Lia, biografias não são o meu forte, mas fiquei emprisionada com a sua resenha! Confesso que já tinha visto o livro pelas livrarias e que ele não me chamou atenção! É muito bacana quando um livro nos encanta assim!

    até mais!

    Prólogo da Leitura

  10. Oi Lia!
    Puxa! Biografias não me chamam a atenção, então esse é um livro que eu nunca leria se não fosse a sua indicação. Você me instigou a curiosidade, e acredito no seu bom gosto, tantas vezes já demonstrado aqui no blog. Quero ler!!!
    Beijos… Elis Culceag.

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree