[dica] Literatura americana

4 de julho de 2012 - quarta-feira - 17:35h   ¤   Categoria(s): Dicas, Literatura estrangeira, Por temas

Hoje, 4 de julho, é Dia da Independência nos Estados Unidos.
Eu estou longe de ser fã dos EUA, mas gostaria de aproveitar a data para dar algumas dicas de leitura com clássicos da Literatura americana.

 
Moby DickTítulo: Moby Dick
Autor: Herman Melville
Editora: Cosac Naify
Páginas: 656
Sinopse: O livro traz o relato de um marinheiro letrado, Ishmael, sobre a última viagem de um navio baleeiro de Nantucket, o Pequod, que parte da costa leste dos Estados Unidos rumo ao Pacífico Sul, onde encontra o imenso cachalote branco que, no passado, arrancara a perna do vingativo capitão Ahab. Ao longo de 135 capítulos, Herman Melville explora diversos gêneros literários para compor sua história, da narrativa de viagens ao teatro shakespeareano, do sermão à poesia popular, passando pela descrição científica e a meditação filosófica.

 
As Aventuras de Tom SawyerTítulo: As Aventuras de Tom Sawyer
Autor: Mark Twain
Editora: L&PM
Páginas: 328
Sinopse: ‘As aventuras de Tom Sawyer’ é um dos grandes clássicos da literatura americana. Tom Sawyer, o imortal personagem de Mark Twain, um menino astuto, mostra-se tão à vontade no mundo respeitável de sua tia Polly quanto no mundo aventureiro e desprotegido de seu amigo Huck Finn. Os dois vivem uma série de aventuras, acidentalmente presenciando um assassinato e provando a inocência do homem injustamente acusado, assim como sendo caçados por Injun Joe, o verdadeiro assassino, e finalmente escapando e encontrando o tesouro que Joe havia enterrado.

 
Título: O Velho e o Mar
Autor: Ernest Hemingway
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 128
Sinopse: Esta é a história de um homem que convive com a solidão do alto-mar, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e sua inabalável confiança na vida. Há 84 dias que Santiago, um velho pescador, não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salão, ou seja, um azarento da pior espécie. Mas Santiago possui têmpera de aço, acredita em si mesmo, e parte sozinho para o mar alto, munido da certeza de que, desta vez, será bem-sucedido no seu trabalho.

 
Letra EscarlateTítulo: A Letra Escarlate
Autor: Nathaniel Hawthorne
Editora: Penguin – Companhia
Páginas: 312
Sinopse: Na rígida comunidade puritana de Boston do século XVII, a jovem Hester Prynne tem uma relação adúltera que termina com o nascimento de uma criança ilegítima. Desonrada e renegada publicamente, ela é obrigada a levar sempre a letra ‘A’ de adúltera bordada em seu peito. Hester usa sua força interior e de sua convicção de espírito para criar a filha sozinha, lidar com a volta do marido e proteger o segredo acerca da identidade de seu amante.

 
O Apanhador no Campo de CenteioTítulo: O Apanhador no Campo de Centeio
Autor: J. D.Salinger
Editora: Editora do Autor
Páginas: 208
Sinopse: Um garoto americano de 16 anos relata com suas próprias palavras as experiências que ele atravessa durante os tempos de escola e depois, revela tudo o que se passa em sua cabeça. O que será que um adolescente pensa sobre seus pais, professores e amigos?

 
 
Eu acho que leria todos… =/

    1 comentário para “[dica] Literatura americana”

  1. Gabi disse:

    O único dessa lista que eu ainda não conhecia era ‘O Velho e o Mar’. Os outros vira e mexe a gente ouve falar em séries e filmes. muito legal isso ^^

    Beijitos

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree