[Bienal SP] 1º dia e dicas I

9 de agosto de 2012 - quinta-feira - 23:27h   ¤   Categoria(s): Eventos

E então, a Bienal do Livro de São Paulo começou! \o/

Esse primeiro post (de muitos que vão vir) é mais para dar dicas sobre como chegar, o que levar, o que vestir (ehn?), o que comer etc. Digamos que tipo um guia de sobrevivência, rs.
Eu tenho visto alguns tweets de pessoas com um pouco de receio, por não conhecer São Paulo, com medo de se perder, então vamos tentar minimizar isso, hehe. Além disso, alguns toques “detalhísticos” pra evitar morrer de cansaço logo na metade do pavilhão. Porque, sim, o bicho é grande!

 
Como chegar

Eu sinceramente não recomendaria a ninguém a ir de carro na Bienal. Nem quem é de São Paulo, e muito menos quem for de fora. É caro (R$ 30,00 o estacionamento oficial), é trânsito, é um saco ficar procurando vaga pra parar. O melhor negócio mesmo é ir até uma das estações de metrô de onde saem os busões gratuitos.
São 2 estações:
Portuguesa – Tietê (Linha 1 – Azul)
Palmeiras – Barra Funda (Linha 3 – Vermelha)
O mapa da rede de metrô/CPTM inteiro pode ser visto em pdf nesse link aqui. E mais informações sobre o ônibus gratuito estão na página da Bienal.

Eu optei pela estação Portuguesa – Tietê, que é a mais próxima do Anhembi.
Bienal SP 2012Chegando na estação, saindo pela catraca, vai ter uma indicação simples pra Bienal. É só ir seguindo, que vai ter várias dessas placas até você sair da estação.
Bienal SP 2012 Bienal SP 2012 Você vai saber que chegou na saída certa se no fim da escada rolante vir estas barracas de doces e salgados.
Bienal SP 2012É desta rua que saem os ônibus. Dependendo da demanda, podem ter vários deles estacionados ao longo da rua, esperando encher para saírem.
Siga por essa rua, na direção da mão dela, até encontrar o ônibus da frente, quase na esquina. Alguns dos ônibus têm essa cara e estão com indicação. Outros podem ser maiores e não ter nada indicando. Na dúvida, pergunte. =)
Bienal SP 2012Descendo do ônibus, você vai ter que andar bem pouquinho até o portão do Anhembi. Siga o “frukso” e você vai parar neste lugar:
Bienal SP 2012

 
Bilheteria e entrada

Ela fica à direita depois da pontezinha que você vai atravessar a pé depois do portão (que você pode acabar nem percebendo que é uma ponte se não olhar para baixo, rs).
Como podem ver pela foto, a bilheteria é bem grande. Tudo bem que essa foto foi tirada hoje de manhã, mas acredito que vá dar conta mesmo nos dias mais lotados.
Bienal SP 2012Há guichês que aceitam dinheiro e cartão de débito e outros que só aceitam dinheiro, o que pode ser uma boa opção em caso de fila para débito.
Bienal SP 2012A entrada para o evento fica do outro lado, à esquerda de quem veio da “pontezinha”.
Bienal SP 2012

 
Blogueiros credenciados

Para quem tiver credencial para retirar, vá direto no corredor da área de imprensa. Eu fui na parte de “Profissionais pré-cadastrados pela internet” (ou algo do tipo) e a mulher que me atendeu fez uma cara de “Nhé?? WTF?” quando eu disse a palavra blogueiro, hehehe.

 
Sobrevivência I – alimentação

Tirando a parte de provavelmente ter que enfrentar filas caso vá em dia cheio, fome você não passará. Tem muuuita opção de comida: uma praça de alimentação quase da largura do pavilhão, uma outra praça menor que eu não entendi direito o que era, e vários carrinhos e estandes menores nas laterais com besteiras pra você comer.
Essa é a praça de alimentação principal. Reparem que vai atééé o fundo da foto, lááá na paredinha branca, estão vendo?
Bienal SP 2012O que tem pra comer?
Espetinhos, sanduíches tipo churrasco, sanduíches frios, salgados, doces, café, pastel, pizza (daquelas grandes), pizza em cone, yakisoba, beirute, Rei do Mate, batata frita no cone, tirinhas de frango no cone, padaria Uno & Due, escondidinho de purê e carne seca, baguete, croissant, bolo, pudim, PF’s de grelhados, porções tipo happy hour (com tiras de carne, cebola fatiada, farofa, vinagrete, fritas), hot-dog self service, buffet por quilo, donuts, sorvete, doces portugueses, chocolate (em pirulito no formato de desenho) e… acho que acabou.

Dica besta? Fuja do horário de pico. =P

obs: Obrigada, Leila, por ter visto o erro bizarro no texto! ^_^ (tava escrito “espertinhos” ao invés de espetinhos, hahaha!)

 
Sobrevivência II – o que levar/vestir

Tenha em mente que lá é GRANDE. Tem muitos corredores pra percorrer e muitos estandes para entrar e #simatar.
Não leve nada de desnecessário na bolsa, tipo… maquiagem. Você não vai lá pra arranjar marido, rsrs. Ah, e de preferência, vá de mochila ou mala de rodinha (se bem que eu não sei se mala de rodinha poderia ser uma boa ideia num dia lotado). O que eu quero dizer com isso é que é melhor não contar com a força dos braços pra carregar seus montes de livros nas sacolas de plástico.
Quanto à roupa, não vá de salto alto. Mais uma vez, você não vai lá pra arranjar marido. Coloque um jeans confortável, uma blusinha simples e bora andar muito!
Eu fui com meu melhor tênis e ainda assim saí de lá com o joelho, o tornozelo e o arco do pé me matando.

 
Preços e ofertas

Eu não fiquei perguntando preços em todos os estandes e também não comprei muita coisa, pois vou me matar no sábado, junto com uma amiga. Mas o que eu senti foi o seguinte:
Aparentemente, poucas editoras estão com preços muito abaixo da tabela. Sei que a Objetiva está MUITO boa, com descontos a partir de 25%, e chegando a ter livros da Ponto de Leitura custando R$ 5,00. A Intrínseca também está com preços relativamente abaixo da tabela e com descontos do tipo 10% se comprar 2. A Artes e Ofícios está com descontos de 20% a 50%.
De resto, a impressão que eu tive é que vale a pena dar uma procurada em estandes de livrarias e distribuidoras, ao invés de editoras. Mas eu vou conseguir confirmar melhor isso ao longo dos dias do evento.

A informação acima está desatualizada. Para dicas de compras e preços, veja o post “Dicas III“.

 
“Ai, que lindo”

Os estandes em geral estão grandes e lindos. Alguns grupos têm estandes tão enormes (por causa dos vários selos juntos) que você fica maluco lá dentro. Alguns têm atrações especiais. Aaah, veja pelas fotos, rs.
Bienal SP 2012 Bienal SP 2012 Bienal SP 2012 Bienal SP 2012 Bienal SP 2012 Bienal SP 2012 Bienal SP 2012 Bienal SP 2012 Bienal SP 2012 Bienal SP 2012

 
Maravilhoso, né?
Gente, qualquer dúvida que tiverem, principalmente sobre transporte para chegar na Bienal, falem comigo, mandem mention, DM, postem do Facebook do blog, comentário neste post, email, whatever. Eu ajudarei com prazer!!

Veja mais fotos da Bienal nos álbuns da fanpage do blog:
Bienal SP 2012 – Estandes
Bienal SP 2012 – Livros e mais livros
Bienal SP 2012 – Pessoas

    10 comentários para “[Bienal SP] 1º dia e dicas I”

  1. Renata disse:

    Ai que post óóóótimo! Amei as dicas de vocês :) Vocês tem twitter ou face? Bjs mil!

  2. Emir disse:

    Oi, Lia, muito legal seu post. Suas dicas me ajudaram muito, principalmente a da Mochila!

    Abraços!

  3. Giani Plata disse:

    kkkkk
    Adorei essa de: “Vc não vai lá arranjar marido!” XD
    Rio muito com as bonecas que encontro por ai! Cara rebocada e salto alto num lugar que vc vai andar pra caramba e suar em bicas?! Não dá né! Além de sair de lá cuma puta dor nas pernas, no fim do dia, a cara da muié vai tá lá no umbigo! Kkkkkk

    Óóóóqueeeiii…. Ia levar alguma bobagem de casa para comer rapidinho e poder olhar tuUuUuUdoO muito bem, mas agora fiquei na duvida…. Tem tanta opção, melhor comer quietinha no lugar certo a correr o risco de derrubar danoninho no livros #DESASTREAMBULANTE kkk

    Nossa… Já disse pro Anderson pra irmos de metro!!! Mas alguém me escuta nessa casa!?!? NÃÃÃÃO!
    Então, vou fazer ele acordar cedo! Hunf!

    Quero ver os posts da semana!
    Vc vai ser carregada pela maré de crianças chulezantas das visitas escolares! hauhauhauhauahaaaaaa

    Booom… Deixa eu para de enrolar e voltar a trabalhar antes que meu patrão veja a janelinha no canto do monitor… hihiihi

    Vou sábado agora e se tudo der certo, sábado que vem também!
    Quero muito te conhecer!!!

    Beijokas da Isaura!

  4. Menina, eu sempre deixo tudo pra última hora e sempre acaba sendo uma correria! Até ler seu post, não sabia nem como ir…
    Pelo visto vou ter que pegar o metrô de novo (morrendo de medo!) além dos ônibus… Mas com certeza, é bem melhor que ir de carro!
    Adorei as fotos das estantes! A Novo Conceito arrasou com esse livro gigante de Starter, hein? Amei! :D
    Tomara que a bilheteria e a praça de alimentação não estejam tão cheias no dia doze, mas aposto que estarão, pois é domingão e o povo faz a festa! rsrsrs
    Enfim, amei seu post! Me ajudou demais! ;)

    Beijinhos!

  5. Liaaaaaaaaaa, que post master útil.
    Agora já sei mais ou menos sobre o ‘buso grátis’. Vou tentar aparecer por lá hoje a noite. \o/

    Beijos
    @LeitoraIncomum

  6. O post ficou muito bom, parabéns! Obrigada pela ajuda também, como te disse no twitter, vou imprimir porque vai ser de grande ajuda ^^’

  7. Cida disse:

    Oi Lia!

    Sábado estarei lá.

    Vamos marcar , vou com a Elis do Arquivo Passional, acho que você sabe que é…

    Bjos

    Cida

    Moonlight Books

  8. Leila disse:

    Aaaaaa… eu quero ir logo!!rs..
    Vou na semana que vem, será que vamos nos conhecer? Diz que siiim! =D
    Adorei seu post, tava com medo de me perder no caminho!rs..

    Ah.. não achei nenhuma “estante” mas achei um “Espertinhos” nas comidas.. =)

    Beijo

  9. Evandro disse:

    Muito bom o post, Lia!

  10. Isa disse:

    Que completo e lindo o teu post! Parabéns. Só copiar e se jogar na Bienal.

    P.S. Estou sempre tentando arranjar um marido.

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree