[dica] Hiroshima, 1945

6 de agosto de 2012 - segunda-feira - 13:04h   ¤   Categoria(s): Dicas, Por temas

Hoje, dia 6 de agosto, faz 67 anos que a bomba atômica foi lançada sobre a cidade de Hiroshima, no Japão. Daqui a 3 dias, no mesmo ano, foi a vez de Nagasaki, mais ao sul, sofrer o mesmo ataque nuclear.
Hiroshima

Todos os anos, os japoneses relembram este triste evento através de homenagens no Parque Memorial da Paz de Hiroshima, além de debates acerca do uso de armas nucleares.

Por mais que esta tragédia esteja distante de nós, em um país do outro lado do mundo, em uma época que pode ser até considerada longínqua para muitos, meu desejo é que as pessoas soubessem mais sobre este capítulo que marcou a História Mundial, para que tenham noção da dimensão do mal que uma tecnologia como esta pode causar.

 
O Último Trem de HiroshimaTítulo: O Último Trem de Hiroshima
Autor: Charles Pellegrino
Editora: Leya
Páginas: 406
Sinopse: Usando uma combinação de documentos oficiais de época, depoimentos de japoneses que sobreviveram à bomba e de aviadores americanos, Charles Pellegrino reconstrói os dois dias em que armas nucleares foram detonadas no Japão e mudaram a história do mundo. Charles traz à tona os dias trágicos em Hiroshima e Nagasaki como ocorreram – para explicar por que ocorreram.
Resenha: aqui
 
Comprar: Livraria Cultura Livraria Saraiva Americanas.com Fnac Livraria da Travessa Martins Fontes

 
Chuva NegraTítulo: Chuva Negra
Autor: Masuji Ibuse
Editora: Estação Liberdade
Páginas: 325
Sinopse: ‘Chuva Negra’ (Kuroi Ame), é a principal obra do escritor Masuji Ibuse. Publicado originalmente em 1965, o romance revela como a experiência traumática da bomba atômica que atingiu Hiroshima em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, permanece atual como expressão dos vários reflexos de um evento atroz na experiência pessoal de cada vítima e na história da humanidade em geral. Na trama, passados quase cinco anos da explosão, Shigematsu Shizuma e sua mulher, Shigeko, ambos com os sintomas daqueles que foram expostos à radioatividade, tentam arranjar um casamento para a sobrinha Yasuko. O boato de que também ela estaria contaminada, porém, afasta os pretendentes. Para provar que os comentários são infundados, o tio decide transcrever o diário da sobrinha daquela época, além de seu próprio e o da esposa, mas os escritos provam que a jovem esteve sob a ‘chuva negra’ a caminho de Hiroshima. Suprimir ou não essa informação? E o que não estaria registrado a tinta pelo tio no novo manuscrito mudaria os rumos da história esboçada por aquela outra tinta que caiu do céu e se inscreveu no sangue de Yasuko? ‘Chuva Negra’ também se tornou um marco do cinema japonês. Foi adaptado para as telas pelo diretor Shohei Imamura (1926-2006), em 1989. Recebeu menção especial no Festival de Cannes em 1990.
Comprar: Livraria Cultura Livraria Saraiva Fnac Livraria da Travessa Martins Fontes

 
6 de Agosto de 1945Título: 6 de Agosto de 1945 – Um Clarão no Céu de Hiroshima
Autor: Fernanda Torres Magalhães
Editora: IBEP Nacional
Páginas: 102
Sinopse: Às 8h15 do dia 6 de agosto de 1945, a cidade japonesa de Hiroshima foi arrasada por uma nova arma de destruição em massa – a bomba atômica. O ataque realizado pelos Estados Unidos tornou-se um triste marco para a humanidade: pela primeira vez esse tipo de armamento tinha civis como alvo. Três dias depois, o mesmo aconteceu a Nagasaki. Muito se discutiu sobre as razões que levaram ao lançamento da bomba e sua real necessidade para acelerar o término da Segunda Guerra Mundial. A pesquisa realizada para a elaboração deste livro contou com inúmeras fontes de informação, inclusive documentação produzida pelos próprios japoneses: literatura, cinema, artigos de jornais, arte feita por sobreviventes, além de testemunhos. Visões particulares de uma guerra que deixou como legado milhares de mortes e uma imensa cicatriz.
Comprar: Livraria Cultura Livraria Saraiva Americanas.com Fnac Livraria da Travessa Martins Fontes

 
Gen Pés DescalçosTítulo: Gen Pés Descalços – Vol. 1
Autor: Keiji Nakazawa
Editora: Conrad
Páginas: 280
Sinopse: Gen Pés Descalços foi primeiramente lançado em série, nos anos 1972 e 1973, na Shonen Jump, uma das principais revistas semanais de histórias em quadrinhos do Japão. É um relato comovente da difícil vida de uma família japonesa, vítima da bomba atômica, durante e após a Segunda Guerra Mundial. Teve um grande sucesso não somente entre os leitores jovens, mas também com pais, professores e críticos. Gen foi transformado em longa-metragem de animação, três filmes e até uma ópera. As edições em livro venderam mais de 5 milhões de exemplares só no Japão.
Comprar: Livraria Cultura Livraria Saraiva Americanas.com Fnac Martins Fontes

 
HiroshimaTítulo: Hiroshima
Autor: John Hersey
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 176
Sinopse: A mais importante reportagem do século XX – um retrato de seis sobreviventes da bomba atômica escrito um ano depois da explosão. Quarenta anos mais tarde, o repórter reencontra seus entrevistados. A bomba atômica matou 100 mil pessoas na cidade japonesa de Hiroshima, em agosto de 1945. Naquele dia, depois de um clarão silencioso, uma torre de poeira e fragmentos de fissão se ergueu no céu de Hiroshima, deixando cair gotas imensas – do tamanho de bolas de gude – da pavorosa mistura. Um ano depois, a reportagem de John Hersey reconstituía o dia da explosão a partir do depoimento de seis sobreviventes. Quarenta anos depois, Hersey voltou a Hiroshima e escreveu o último capítulo da história dos hibakushas – as pessoas atingidas pelos efeitos da bomba. Hiroshima permitiu que o mundo tomasse consciência do catastrófico poder de destruição das armas nucleares.
Comprar: Livraria Cultura Livraria Saraiva Americanas.com Fnac Livraria da Travessa Martins Fontes

 
Encontrei no youtube um vídeo de duração de 1h23min, que parece ser o longa-metragem. Não sei informar direito pois não assisti ainda. Está legendado em português.
Ah, e apenas lembrando que a pronúncia do nome “Gen” é [guen]. =)

    3 comentários para “[dica] Hiroshima, 1945”

  1. Paula Camargo disse:

    Muito bem lembrado essa data tão importante e triste! Por gostar tanto do Japão,realmente acho que não teria coragem de ler relatos muito reais daqueles dias horrorosos,não aguentaria!

  2. Lilian disse:

    Adorei as dicas de livro que você mencionou.
    Eu sou descendente de japoneses e tenho muito interesse por relatos sobre a bomba atômica.
    Já li o livro de Hersey e os mangás do Gen- Pés descalços (um dos meus favoritos).
    O que mais gostei no mangás do Gen é como o autor, um sobrevivente da bomba, consegue descrever de modo tão real um momento tão trágico na vida dele e da família dele. Mesmo sendo um mangá, eu me emocionei ao ler.
    Fiquei curiosa em ler o “Último trem de Hiroshima”.

    Abs, Lilian

  3. Ruthlea disse:

    Oi Lia!

    Excelente postagem! A bomba de Hiroshima acho que foi um dos eventos mais marcantes (e trágicos) da história. Em 2005 eu fiz toda uma pesquisa a respeito, por mera curiosidade mesmo e um dos livros que li na época foi justamente esse do John Hersey que você indica e olha, adorei! Tanto que, na época eu peguei emprestado na biblioteca da minha escola, mas depois fiz questão de comprá-lo e tê-lo no meu acervo.

    Bjs!

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree