[resenha] Starters

30 de agosto de 2012 - quinta-feira - 12:35h   ¤   Categoria(s): Ficção Científica, Infantojuvenil, Literatura estrangeira, Resenhas

StartersTítulo: Starters
Título original: Starters
Autor: Lissa Price
País: EUA
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito
Páginas: 367
Sinopse: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando a Guerra dos Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Beverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como O Velho. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Enders – idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver, concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua inquilina, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir – e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado.
Compre: compare preços

– Quer dizer que ela visualiza a si mesma como se fosse eu e, se quiser alguma coisa, pensa dessa maneira e minha mão pega o que ela quer?
– Exatamente como se ela estivesse em seu corpo. Ela usa a mente para caminhar para fora daqui em seu corpo e consegue ser jovem novamente. – Ele apoiou o cotovelo sobre a outra mão. – Durante algum tempo.
– Mas como…?
– Ele apontou para o outro lado da tela.
– Deste lado, em outra sala, a doadora – no caso, você – está conectada ao computador por uma ICC sem fio.
– Sem fio?
– Nós inserimos um pequeno neurochip na parte de trás da sua cabeça. Você não vai sentir nada. É totalmente indolor. O neurochip permite que você esteja conectada ao computador a qualquer momento. Nós conectamos suas ondas cerebrais ao computador e ele conecta vocês duas.

Avaliação:
A Guerra dos Esporos matou todas as pessoas entre 20 e 60 anos de idade. Callie, de 16, e seu irmão Tyler, de 7 anos, ficaram órfãos e não possuem nenhum parente que possa cuidar deles. Tyler está doente, com algum problema pulmonar. Se não for incurável, o tratamento certamente custa muito dinheiro, que Callie está longe de ter. Os menores de 19 anos não podem trabalhar, mas é melhor viver nas ruas – ou melhor, dentro dos prédios abandonados – do que ser pego pelos Inspetores e ir parar em uma Instituição.
Até que Callie ouve falar da Prime Destinations, uma empresa que aluga corpos de Starters para os Enders que desejam ser jovens novamente, ainda que por um breve período, e pagam uma fortuna por isso. Vendo nesta oportunidade a solução para salvar seu irmão, Callie decide tornar-se uma doadora. Segundo o contrato de serviço, Callie receberá seu pagamento somente após o terceiro período de doação.
Entretanto, é justamente durante este seu terceiro aluguel que Callie “acorda” em seu próprio corpo, quando na verdade deveria permanecer inconsciente enquanto sua inquilina curte sua temporária juventude.

A história de Starters é muito original e o enredo é muito bem construído. Gostei muito de perceber como os detalhes são bem colocados ao longo da trama para teorizar e explicar o conceito principal do livro, que é o aluguel de corpos.
O ritmo com que a história se desenvolve é sem atropelos, com os fatos e acontecimentos bem amarrados, trazidos no momento certo, expondo surpresas e reviravoltas e finalizando de modo bastante satisfatório.
Outra coisa que me chamou bastante atenção é a questão dos valores humanos que giram em torno do eixo principal da história. Por que fingir ser jovem novamente? Qual a sensação de voltar a ser idoso no término do aluguel? Qual a importância da vida versus a importância do corpo de um jovem? Já que a tecnologia consegue prolongar a vida das pessoas até os 200 anos de idade, como é ser um idoso durante 70% da sua vida? Muitas dessas questões são sugeridas, mas nem sempre respondidas.

Entretanto, um problema que todo livro sobre distopia vai ter comigo é que o meu preferido – topo da lista, absoluto entre todos os gêneros que leio – é o célebre Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. Por mais covardia que seja, é impossível para mim evitar comparações.
Como eu disse acima, tudo que rodeia o conceito do aluguel de corpos é muito bem descrito e estruturado, mas senti falta de um “mundo” maior ao redor da história de Callie. Os detalhes da Guerra são muito breves, os fragmentos de relatos de como a protagonista perdeu seus pais não chegam a envolver ou emocionar.
Ou talvez, quem sabe, este livro seja apenas uma apresentação parcial de como a vida de uma adolescente órfã ficou após a Guerra. Se eu fosse a autora, soltaria um segundo livro intitulado “A Guerra dos Esporos – Como o Mundo se Dividiu em Starters e Enders” e já me prepararia para uma trilogia-de-4-livros. Está me ouvindo (lendo), Lissa Price? =)
Editado às 19:36h: Ó que tonta, eu! =P Vi agorinha que já existe uma continuação de Starters, não lançado no Brasil ainda, e chama-se “Enders”. Não vou modificar o texto acima. A sugestão, então, fica pro 3º livro, hehehe.

De qualquer forma, é uma história ótima, que cumpre com muita competência o seu papel de entreter o leitor e levantar algumas questões morais, ainda que de modo leve.

Com relação ao livro físico em si, não há muito o que comentar sobre a capa. É simplesmente linda e elegante, mostrando um “futurismo” atualizado, sem parecer clichê.
Starters

Para aqueles que ainda não leram o livro e estão a fim de ler um breve teaser, o blog da Editora Novo Conceito disponibilizou gratuitamente em formato .epub o conto “Retrato de uma Starter – Uma Descoberta”, que mostra um curtíssimo período imediatamente antes do ponto onde o livro começa. Para quem quiser baixar, o link é esse. Para quem for ler no computador, é necessário um programa para rodar o formato .epub, e a sugestão é o Calibre, baixável aqui.

    5 comentários para “[resenha] Starters”

  1. Eu queero esse livroooo s2
    Parabéns pela resenha e pelo blog viu? haha
    Beijos :*

  2. Oi Lia!
    Gostei muito da sua resenha, e estou de olho nesse livro. Vou esperar mais um pouco para ler, pelo menos até sair o segundo volume.
    Beijos… Elis Culceag.

  3. Giani Plata disse:

    Oi Liiaaa!!!

    Gosto muito de distopias!
    É estranho imaginar o lugar onde vivemos de um modo diferente…

    Que loucura hein!
    Acordar no meio do “aluguel”…
    Viver uma vida completamente diferente e ainda por cima só de luxos! \o/

    Não teria coragem de alugar meu corpo para ninguém!
    Me sentiria violentada! kkkkk
    Mesmo a velha estando somente dentro da minha cabeça, sabe-se lá o que ela faria com meu corpitho… rsrsrs
    Imagina acordar com a pele tatuado, a cara cheia de piercings e o cabelo azul!?!?!?!?
    Eu teria um treco!!!

    Maaaas… Como é só um livro… Vai para minha lista de desejos do ANO QUE VEM! kkkk

    Estou me controlando!!!
    Acredita que eu consegui sobreviver a promoção de 3 livros por R$ 30,00 do sub!?
    Estou me sentindo tão bem!
    Eu coloquei na cabeça: Essa não vai ser a ultima promo deles! E mais para frente vai ter títulos mais legais!!!
    Quem sabe até Starters eu encontro por R$ 9,90! \o/

    Beijoooosss!!!

  4. Cris Aragão disse:

    Por mais que a trama seja interessante eu estou passando bem longe de séries e trilogias no momento.

  5. Raphael Motta disse:

    Boa resenha, meu tipo de história preferida, futurista hehe, Lembra o estilo do Isaac Asimov! Vai ficar na fila de leitura!

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree