História do Brasil

7 de setembro de 2012 - sexta-feira - 10:49h   ¤   Categoria(s): Dicas, Por temas

Hoje, 7 de setembro, faz 190 anos que o Brasil declarou sua independência em relação ao domínio de Portugal.

Eu sempre tive um interesse secreto e velado pela História do Brasil, mas desde que eu terminei o colégio, eu nunca tive vontade de pegar um bom livro didático e estudar o assunto novamente. Entretanto, descobri que é muito mais agradável e efetivo aprender História através de livros comuns! Autores ótimos é o que não faltam para contar sobre a nossa “existência” ao longo destes mais de 500 anos.
Vejam as dicas abaixo:
(reparem na sinopse de “A Viagem do Descobrimento”. é disto que eu falo! ~♥)

História do Brasil

 
1822Título: 1822
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 372
Sinopse: Esta obra apresenta 22 capítulos intercalados por ilustrações de fatos e personagens da época da independência. Resultado de três anos de pesquisas, a obra cobre um período de quatorze anos, entre 1821, data do retorno da corte portuguesa de D. João VI a Lisboa, e 1834, ano da morte do imperador D. Pedro I. O livro procura explicar como o Brasil conseguiu manter a integridade do seu território e se firmar como nação independente em 1822.

 
A Viagem do DescobrimentoTítulo: A Viagem do Descobrimento
Autor: Eduardo Bueno
Editora: Objetiva
Páginas: 112
Sinopse: O jornalista Eduardo Bueno, o Peninha, narra, em ‘A viagem do descobrimento’ uma das maiores aventuras jamais experimentadas pelo homem. Esta história, que durante tanto tempo nos foi contada como mero punhado de nomes e datas a decorar, é agora desvelada como uma saga apaixonante, em que homens precisaram vencer seus limites na busca de um novo mundo. Em ‘A viagem do descobrimento’ o leitor encontrará respostas às questões acima e muitas outras extremamente reveladoras da vida cotidiana a bordo das caravelas de Cabral. Questões que até hoje eram conhecidas apenas de poucos especialistas. Eduardo Bueno nos faz descobrir novas e surpreendentes tramas em uma história que julgávamos conhecida. Com seu texto bem-humorado, repleto de casos pitorescos, ele nos apresenta um apaixonante épico – o descobrimento do Brasil.

 
The BraziliansTítulo: The Brazilians
Autor: Joseph A. Page
Editora: Perseus Books
Páginas: 560
Sinopse: (deixado em inglês propositadamente) A country warmly hospitable and surprisingly violent, physically beautiful, yet appallingly poor – these are the contrasts Joseph Page explores in ‘The Brazilians’, a monumental book on one of the most colorful and paradoxical places on earth. Once one of the strongest market economies in the world, Brazil now struggles to emerge from a deep economic and social crisis, the latest and deepest nose-dive in a giddy roller-coaster ride that Brazilians have experienced over the past three decades. Page examines Brazil in the context of this current crisis and the events leading up to it. In so doing, he reveals the unique character of the Brazilian people and how this national character has brought the country to where it is today – teetering on the verge of joining the First World, or plunging into unprecedented environmental calamity and social upheaval.

 
A Ditadura EnvergonhadaTítulo: A Ditadura Envergonhada – Vol. 1
Autor: Elio Gaspari
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 424
Sinopse: Este livro, juntamente com ‘A ditadura escancarada’, da série ‘As ilusões armadas’, faz a reconstituição de um período crucial da história brasileira – de março de 1964 a março de 1979, da deposição de João Goulart ao dia em que Ernesto Geisel entregou a faixa presidencial. Neste primeiro volume da série, ‘A ditadura envergonhada’, o leitor irá encontrar um minucioso relato do golpe de 1964, com todos os detalhes que se referem a luta pelo poder nos primeiros anos do governo militar, a criação do SNI e os bastidores da elaboração dos primeiros atos institucionais, até chegar à edição do Ato Institucional nº 5, em dezembro de 68.

 
Doenças e CurasTítulo: Doenças e Curas – O Brasil nos Primeiros Séculos
Autor: Cristina Gurgel
Editora: Contexto
Páginas: 192
Sinopse: Quais as doenças que afligiam índios e europeus nos primeiros séculos do Brasil? Como os nativos se defendiam de males até então desconhecidos por eles, como gripe e sarampo? A pesquisadora e médica Cristina Gurgel visa mostrar ao leitor este capítulo da História do Brasil, o encontro (e desencontro) de duas culturas sob a ótica das doenças e dos males que afetaram seus habitantes. Ao contrário do que se propaga, a autora defende a ideia de que os princípios terapêuticos básicos da medicina indígena e europeia tinham muito em comum. Ambos os povos possuíam uma concepção da doença como uma invasora, sendo, portanto, necessário forçar sua saída do organismo. Para que isso ocorresse, empregavam-se cerimônias e substâncias que diferiram conforme a cultura e a disponibilidade e qualidade de matérias-primas medicamentosas. Valiam-se igualmente de rezas, vomitórios, purgantes e sangrias. Assim, quando ambas as medicinas – europeia e indígena – se uniram, não houve um choque cultural, mas uma complementação, que fez surgir a autêntica medicina popular brasileira. Com imagens e boxes explicativos, ‘Doenças e Curas’ é indicado para quem quer conhecer o início desta História brasileira.

    1 comentário para “História do Brasil”

  1. oi,
    otimo post!
    eu tenho e já li o livro “the brazilians”, é ótimo.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree