Manias de leitor

5 de setembro de 2012 - quarta-feira - 16:14h   ¤   Categoria(s): Coisas de leitor

Manias de leitorQue nós, bookworms, somos doidos por livros, todo mundo sabe. Mas… somos apenas “doidos” no sentido figurado da palavra ou também no sentido literal??

Abaixo, algumas manias típicas de leitores. Umas normais, outras nem tanto.

Reparar no livro que os outros estão lendo
Seja no ônibus, metrô, trem ou sala de espera, o sujeito está lá, quieto, no mundinho da leitura e você fica se contorcendo todo para tentar saber qual livro ele está lendo. Às vezes é fácil descobrir porque você já conhece a capa. Às vezes, você continua se contorcendo, incansável. Você nunca foi flagrado? Independente de descobrir qual o livro ou de ser flagrado, você sempre acaba tendo um sentimento positivo, de cumplicidade, com aquele que carrega um livro a tiracolo para onde quer que vá.

Livro autografado fica em casa
Poxa, livro autografado é preciosidade, né? Imagine se perde, rasga, suja, molha? Eu raramente saio com livro autografado na rua. Se o faço, fico morrendo de medo, tomando mil cuidadinhos.

Cheiro de livro novo
Prefere gastar o valor de um carro (exagero!!) em livros e ama cheiro de livro novo. Quando compra um, dá aquela fungada, no meio da rua, do shopping, e todo mundo ao redor fica olhando. Se colocar uma venda nos olhos da pessoa e, sem ela saber, levá-la numa livraria, vai descobrir justamente por causa do cheiro.

Marcador maior que o comprimento do livro
Tem gente que não liga. Tem gente que não gosta. Eu particularmente não gosto de marcadores de papel “sobrando pra fora”. Tem gente que prefere porque diz que dá para saber qual a página marcada. Eu não gosto de ficar amassando as bordas que sobram. Eu tenho até meus marcadores de tamanho menor para os pockets!

Para que lado o marcador fica virado
Eu gosto de deixar o lado colorido (ou “mais” colorido) virado para a página onde parei a leitura. Mas não me sinto segura de falar em nome de todos os leitores porque acho que isso seja uma mania muito freak minha. Gostaria que outros possíveis freaks se manifestassem nos comentários, rs.

O antissocial 01
Tá saindo do trabalho, volta de transporte público e evita a companhia de outras pessoas, só pra poder ficar lendo. Não entende por que raios as pessoas querem que você as espere para irem juntas e felizes. Entende muito menos o motivo de querer conversar no metrô barulhento onde só é possível escutar o outro nas paradas em estações.

O antissocial 02
Por que raios um estranho vai querer puxar papo sendo que ele está vendo que você está com a cara enfiada dentro do livro? Mas que falta de tato! Rs…
Fato real: uma vez, no ônibus, uma mulher do meu lado viu que eu estava lendo um volume da série Ramsés e comentou que adorou os livros. E eu: “Ah!!”, sorri com a maior simpatia do mundo e voltei com a cara no livro. Ué? Se ela fosse devoradora de livros, ela teria entendido.

 
E você? Tem alguma esquisitice típica de leitor?

    13 comentários para “Manias de leitor”

  1. Luks Vieira disse:

    Todos que já foram citados…rs.
    Att.,
    luks

  2. Ri bastante!! Me identifico com vários casos.
    sou culpada nos quesitos: “Reparar no livro que os outros estão lendo” , “Livro autografado fica em casa”, e “O antissocial 01 e 02″

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

  3. Oi Lia!
    Confesso, sou culpada nos quesitos: “Reparar no livro que os outros estão lendo” e “O antissocial 01 e 02″ rsrsrs… Eu não uso marcador, uso post it.
    Adorei a postagem.
    Beijos… Elis Culceag

  4. Gabi disse:

    Ahhh, eu também sou cheia das manias ;P

    Concordei com todas ai, menos essa do marcador ficar com o lado colorido virado para a página que eu parei. Marcador tem de ficar bonitinho na posição certa e virado pra cima (olha o TOC ai, gente!)

    Hahaha, também não guardo livro empilhado deitado! Eu cismo que entorta a lombada.

    Enfim, muito legal o post ;D

    Beijitos

  5. Lilian disse:

    Eu me identifiquei com esse post.

    Um vez eu estava no ônibus e e vi que uma moça estava lendo um livro. Ela estava lendo “Trem Noturno para Lisboa” de Pascal Mercier. No dia seguinte, eu comprei esse livro e achei maravilhoso. Desde então, fico, pelo menos tento, ver os livros que as pessoas estão lendo no ônibus/metrô.
    Referente aos marcadores, eu sou um pouco superticiosa, sempre uso o mesmo em todas os livros.

    Abraços

  6. Bolo disse:

    Eu achava que era esquisito…. mas vendo que mais gente tem as mesmas manias que eu, me sinto normal ehehehehehhe

    1. Reparar e tentar ver o que os outros estão lendo, é quase que uma obrigação. Dependendo do livro, até passa pela minha cabeça: “Pô, ele(a) poderia ser meu amigo(a)!”

    2. Livro autografado só faz um unico trajeto na vida: Evento em que foi autografado – casa! Não sairá de lá por nada!! Se for o caso, compro outro igual pra ler!

    3. Cheiro de livro novo é insubstituivel! Podem falar que os livros impressos irão morrer e tal… mas NUNCA um tablet irá substituir o prazer de comprar um livro que nem se abre direito e com um cheiro de papel novinho.

    4. Marcadores de livros maiores que o livro…. são realmente um saco! Odeio coisa amassada! Tenho costume de usar uma carta de baralho transparente que tenho aqui, pra marcar. E é claro, o lado da frente da carta fica virado pra pagina que eu parei. Mas isso dói um pouco, pois parece que está errado “a carta tem que estar sempre virada pra cima” – e não pode estar NUNCA de ponta cabeça!

    5. Odeio quando entra um casal ou crianças dentro de um onibus relativamente vazio… e sentam atrás de mim para conversar, zonear, falar alto… Geralmente mudo de lugar!

    6. Eu tenho todo o cuidado do mundo com meus livros. MAS se alguém ou um acaso, ele acabe amassando (principalmente a capa)… eu tenho que comprar outro!

    7. Não empresto livros. A não ser que a pessoa seja tão neurotica como eu e sabe que QUALQUER DANO CAUSADO AO LIVRO, significa VOU TE COMPRAR UM NOVO! Tenho horror às pessoas que estupram livros e arreganham eles até fazer aquela linha na “lombada quadrada” da lateral!

    8. Quer me ver surtando? Anota um recado em uma folha… e usa MEU LIVRO como apoio! Adoro a capa do meu livro com as marcas em relevo na capa “Fulano ligou!” E odeio que risquem meus livros! Uma vez (uma unica vez, 15 anos atrás) emprestei um livro e ele voltou RISCADO com aquelas canetas marca texto! “Grifei as coisas legais pra eu poder ler de novo depois…” Alguém me segure, antes que eu enfie a mão na cara desta anta!!!

    9. E se possível (muitas vezes, não tem como), eu também gosto de parar no final de um capitulo e/ou sempre parar de ler no lado esquerdo.

    Ok…. acho que muitas das coisas deixaram de ser mania e viraram TOC. Mas tudo bem! Vivo melhor com meu TOC e sendo “egoísta-que-não-empresta-nada”! A vida segue e minhas coisas permanecem INTEIRAS!

    Beijos, Lia!!!!! :D

  7. Cida disse:

    Oi Lia!
    Eu quando vejo alguém lendo já fico tentando adivinhar que livro é; ontem eu estava lendo e o menino do meu lado quase pula no meu colo para ver meu livro, mas ele também era um devorador, sacou um André Vianco da mochila e mergulhou.
    Eu saio com os autografados sim, na boa.
    Agora uma coisa que fico doida é ver o pessoal marcar a páginas com a orelha do livro, esta semana a mulher entrou com um 50 Tons, eu que ainda não tenho, babei, novinho, lind, no dia seguinte, mesma mulher, livro na metade e amassado com orelha de marcador. Doeu e eu sem marcadores extra para dar.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

  8. Raquel Braido disse:

    Nossa! Não conseguia parar de rir.
    Pior é que é tudo verdade.. ainda bem que não sou a única nesse mundo! \o/

  9. Sayaka disse:

    Nooosssaaa!!! E eu achando que era a única no mundo ultra hiper antissocial que simplesmente O-D-E-I-A quando alguém quer ir embora comigo no metrô rs

    Pow, é a minha hora de diversão!

    Me identifiquei quase completamente. Só não cheiro os livros huahuhauahua

    Adoro o cheirinho de livro novo, mas o que eu mais gosto em livros novos é aquela sensação do virar de páginas nunca antes manuseadas, aquele peso a mais que fica do lado direito de quando você tá virando as primeiras páginas… ai ai. Tá certo que me dá tristeza quando o lado esquerdo vai ficando cada vez mais pesado, mas fazer o que…

    Marcadores… eu não ligava muito por ele ficar do lado de fora não. Agora eu ligo pq só to usando o seu marcador e não quero que ele estrague XD

    Voltando ao antissocial…. Pra me isolar completamente do mundo exterior, ignorar os malas com som alto e papinhos irritantes, fingir que não existem os sem-noção que não se mancam que você tá ocupado no seu mundinho feliz e querem puxar papo, eu boto os fones de ouvido e deixo uma música tocando. Nem sei o que tá tocando, mas deixo lá. Não é possível que exista alguém no mundo que não tenha um mínimo de semancol depois de tantas indicações de que você não quer papo! Certo?! rs

    Comigo também aconteceu de uma senhora sentada do meu lado no metrô me perguntou se o livro que eu tava lendo era bom (Os Filhos de Anansi do Neil Gaiman). Respondi que tava muito bom, fui simpática, e me enfiei de novo no livro rs

  10. Celina disse:

    Eu parei de sofrer com marcadores de livros que eu sempre acho bonitos demais para estragar marcando livro, exatamente porque dobram.

    Eu só uso post it! (hábito adquirido na facu de Direito). Assim eu não sofro se ele “se machucar” e consigo marcar exatamente a linha onde parei de ler.

    Não acho antissocial (2) enfiar a cara no livro e ignorar a pessoa ao lado. Acho é falta de educação alguém ver que estou concentrada num livro e tentar me distrair. =P

  11. Muito bom! Muitos desses fatos eu já vivenciei e acho que todos nós, devoradores de livros, concordamos que não tem como: transporte público não é pra conversar. rsrs Além disso, odiamos quando aquele ser com fones de ouvido e volume nas alturas para perto da gente.

    Muito legal o blog Lia.
    Beijão.

  12. Cris Aragão disse:

    Eu sempre fico tentando ver o que as pessoas estão lendo ou qual livro é aquele que elas estão carregando, outro dia mesmo eu acabei de sentar no ônibus e vi um garoto mais adiante lendo um livro da Rocco, quase levantei para sentar do lado dele mas aí outra pessoa sentou e eu fiquei tentando descobrir mas não deu, o ônibus encheu. Marcador maior? De jeito nenhum, também não uso aqueles que marcam as páginas, acho uma maldade. Também gosto de parar de ler no fim do capítulo, mas nem sempre é possível, livros com capítulos intermináveis são uma tortura.

  13. Maria Silvana disse:

    Oie =)
    ri bastante aqui lendo as manias, concordo plenamente!
    A unica coisa aí que não tenho mania é com marcadores, tenho bastante aqui até coleciono, mas não tenho um no meu livro rsrs tipo quando para de ler gravo a página que parei ou coloco o primeiro papel ou qualquer coisa que vejo na minha frente.
    Eu cheiro os livros mesmo em livraria e nem ligo para quem olham rs
    Quando estou lendo do ônibus nem olho pro lado para que não conversem comigo, claro que as vezes algumas pessoas não se tocam rsrs

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree