[resenha] O Caso Laura

30 de outubro de 2012 - terça-feira - 17:59h   ¤   Categoria(s): Desafios, Literatura nacional, Resenhas

O Caso LauraTítulo: O Caso Laura
Autor: André Vianco
País: Brasil
Ano: 2011
Editora: Rocco
Páginas: 270
Sinopse: O Caso Laura’ conta a história de um detetive particular contratado para investigar os encontros que Laura mantém com um homem misterioso. Inicialmente, as gravações das conversas da protagonista com o estranho não revelam nada de espetacular; mas quando o investigador passa a seguir o enigmático sujeito, revelações conduzem a narrativa para o desfecho.
Compre: compare preços

Marcel coçou o queixo. Se o cara queria discrição, por que tinha escolhido um bar tão movimentado? Certamente o cliente nunca estivera lá e isso garantiria certo anonimato. Nenhum garçom, engraçadinho iria fazer brincadeira e revelar alguma informação sobre o sujeito misterioso. Ninguém ia fixar o rosto de dois caras no meio de tantas outras pessoas. Fazia sentido. Talvez o figurão nem fosse da cidade, pensou. E se o sujeito tinha escolhido a mesa pessoalmente, acertara na mosca. Ficava no canto, à meia-luz, sem chamar a atenção.

Avaliação:
Laura já tentou suicídio uma vez e está prestes a tentar novamente. Desta vez, o motivo será a morte do pai, que está em coma. Única pessoa que Laura tem como familiar atualmente, o pai sempre foi uma pessoa próxima, amigo, companheiro. Mas Laura tem um novo amigo, com quem vem conversando diariamente, nos últimos dias. Ela não sabe nada sobre este homem, a não ser o fato de que conversar com ele a acalma, traz-lhe tranquilidade.
Marcel é um detetive particular. Um belo dia, é contratado por um cliente anônimo, que deseja que ele investigue Laura e, principalmente, o sujeito com quem ela vem conversando. Oferece uma quantia generosa como adiantamento e simplesmente não quer mostrar o rosto nem dar o nome ao detetive.
Alan perdeu sua esposa por causa de uma bala perdida. Policial civil, decidiu tornar-se uma espécie de justiceiro, eliminando com suas próprias mãos os maus elementos da sociedade. Suas ações vinham sendo acobertadas pelo delegado titular da maneira que fosse possível, até que uma agente da Corregedoria aparece para acompanhar Alan de perto.

O que estas histórias têm em comum? Aonde o desenrolar de cada uma delas vai levar?

“O Caso Laura” é um livro um pouco complicado de se resenhar, pois não é o que parece ser. Não posso contar muito da história para não dar pistas da sua conclusão, mas também não posso sugerir aos leitores do blog que o livro é aquilo que ele não é. E nem vou colocar a tag de qual gênero se trata para não estragar a surpresa. Ficou misterioso demais e complicado de entender?

De qualquer forma, eu gostei muito do livro, das reviravoltas que ele dá e de como, no fim das contas, as 3 histórias se convergem no final. Um único porém que eu não deveria deixar de observar é com relação ao ritmo da trama. A própria orelha da capa fala que o autor arma o seu texto como se fosse uma montanha-russa, com altos e baixos e acelerações bruscas. Confesso que esta parte me incomodou um pouco, pois estas mudanças repentinas davam a impressão de que o livro passava a ter outro gênero, totalmente diferente. Tirando isto, eu recomendaria para quem quiser ler algo não-vampiresco do André Vianco.

“O Caso Laura” também faz parte do Desafio Realmente Desafiante, cuja meta do mês de outubro era ler um livro de um autor que nasceu no mesmo Estado que você. Eu sou de São Paulo.
O Caso Laura

    2 comentários para “[resenha] O Caso Laura”

  1. Renata Lopes disse:

    Gostei do livro me parece ser otimo.

  2. Cida disse:

    Oi Lia! Eu nunca li nada de Vianco, vou começar pelos vampiros mesmo, mas achei este aqui bem interessante, mas estas reviravoltas não atrapalham o leitor?

    Bjos!

    Cida

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree