Encadernação de livros

8 de janeiro de 2013 - terça-feira - 17:32h   ¤   Categoria(s): Coisas de leitor

E aí que um belo dia, olhando perpendicularmente a lombada de um livro, eu notei que em alguns, não é possível ver com clareza a divisão por cadernos.

Cuméquié?

Ops, sorry. Vamos por partes.

Sabe quando você olha a espessura do livro, mas na parte próxima à lombada? Em alguns livros, dá pra ver a divisão por cadernos. Em outros, não!
Acho que a foto abaixo ajuda a entender melhor do que eu tô falando.
Do pouco que eu sei sobre produção editorial, aprendi que os livros possuem cadernos que podem ser de 16 ou 32 páginas. Em boa parte dos livros, dá pra ver direitinho a divisão e dá pra contar qual é o número de páginas que eles têm.

Mas ultimamente, justamente por conta de eu reparar mais nessa “região” do livro, notei que em alguns, essa divisão é simplesmente impossível de perceber.
Bem assim, ó:
E um zoom:

Eu fiz esse post por 2 motivos: o primeiro é compartilhar com leitores que ainda não tinham reparado nisso. O segundo é pra pedir ajuda de quem saberia responder algumas dúvidas minhas…

Por que a encadernação é assim? Ou… o que aconteceram com os cadernos? Ou… ainda há cadernos, mas a divisão visual deles foi totalmente eliminada?
Procêis vê que eu nem sei direito qual pergunta fazer… =D

    6 comentários para “Encadernação de livros”

  1. Carlos Bueno disse:

    Há muito tempo que eu reparo nisso. Parece que a tendência agora é para os livros colados sem os caderninhos como na segunda foto.É uma pena porque os livros compostos por caderninhos são mais duráveis e não soltam as folhas já os colados soltam facilmente. Parece que são as máquinas modernas que só trabalham assim. É uma pena que as encadernações brasileiras sejam tão ruins. Não se compara nem um pouco com as americanas que apesar de serem coladas são muito resistentes. Reparem que alguns livros brasileiros têm que ser lidos com as duas mãos pois o livro não fica aberto de tão colado e se quebra facilmente se forçarmos.
    Espero que um dia cheguemos ao nível de encardernação americana. Os preços aqui já são bem maiores do que os americanos. Também espero que um dia tenhamos versão em brochura e capa dura como são nos países da Europa e nos EUA.

  2. macrini disse:

    Olá amigo, a diferença se dá no caso da costura, no caso da lombada quadrada onde não se vê os cadernos pode ocorrer a queda das paginas quando se da a quebra da cola ao se abrir o livro ate o máximo. Já no material onde se vê os cadernos a costura deixa o material mais resistente e evitando quedas de paginas

  3. Amanda disse:

    Olá!
    O pouco que sei sobre encadernação é o seguinte:

    -alguns livros as páginas são costuradas (como na 1ª foto), cada gomo possui 32 páginas. As páginas costuradas, normalmente, são de livros mais chiques ou mais caros – não é uma regra- livros de capa dura costumam ser costurados (existe um livro do Italo Calvino – Se um viajante numa noite de inverno – em que ele cita esse tipo de encadernação costurada).

    -Também tem a opção com as páginas coladas somente (por isso não há divisão nas brochuras), essa opção é utilizada pq deixa o livro mais barato (novamente não é uma regra, mas…).

    Bom é mais ou menos essa a diferença. Espero ter ajudado!

  4. Eu sempre pensei que a encadernação é sim por deixar o livro mais durável (sim eu já tinha reparado). A encadernação é com linha e cola, lembro que teve um dicionario da Folha que a gente compra as partes toda semana e depois acompanhei o processo de encadernar. Pena que não tenho mais pra mostrar.

    Beijos.
    http://www.leitoraincomum.com

  5. Claudia F. disse:

    Olá Lia,
    também não sei respoonder sua pergunta, aliás, nossas perguntas porque já me deparei com elas muitas vezes…

    Eu conto os cadernos do livro, e durante a leitura uso eles para medir meu progresso. Ou então, “ah, vou ler só mais esse ‘bloco’”, aí ele não acaba com o capítulo: “agora só mais esse capítulo, e por aí vai…

    Beijos!

  6. Bruna disse:

    Hey, Lia! ^.^

    Eu não sei responder sua pergunta -.-’ … e apesar de já ter reparado nessa divisão em cadernos (apesar de ainda não saber que chamavam assim) não havia reparado que em alguns dos livros não é possível vê-la.

    Eu não costumo contar quantas páginas o livro tem baseado nos cadernos, mas sempre os utilizo para medir o progresso da minha leitura rs … é meio que uma competição comigo mesma para ver se leio mais em menos tempo ^.^ ( mais ou menos isso).

    Adorei o post, os leitores de plantão sempre gostam de observar esse tipo de coisa, né? Eu pelo menos gosto :D

    Até mais!!
    ;*

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree