Projeto: Variedade Literária – julho

21 de julho de 2013 - domingo - 19:17h   ¤   Categoria(s): Crônicas/Contos, Desafios

Projeto: Variedade Literária

A meta do mês de julho do Projeto: Variedade Literária não é dos meus gêneros favoritos, mas a proposta do projeto é justamente me fazer ler o que não me é habitual, então, vam que vam!

Crônicas/contos
Eu não fazia ideia de qual era a diferença entre a crônica e o conto, então eu fui procurar no [nem sempre confiável] Wikipedia. E o que eu achei foi o seguinte:
A crônica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa (revista ou jornal). Geralmente tem linguagem simples, espontânea, o que pode contribuir para que o leitor se identifique com o cronista. A narração é cronológica, baseada em algo do cotidiano, podendo possuir uma crítica indireta e/ou um tom humorístico.
Já o conto, mais curto que a novela ou o romance, é conciso, tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax, não possuindo conflitos secundários. Por ser uma obra de ficção, apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
Na minha intuição de leitora, eu me arriscaria a dizer que a crônica tende a ser bem mais curta que o conto. Não sei se estou certa nessa afirmação…

Sugestões
Desde clássicos até opções bastante recentes, escolhi como sugestão as obras que parecem valer muito a pena. Os livros da série Para Gostar de Ler são amor demais! =D

       
       

O que eu vou ler é Histórias Extraordinárias.

Para quem quiser ver a lista inteira dos gêneros por mês e as sugestões para cada mês que já passou, o post inicial do Projeto está aqui.

    5 comentários para “Projeto: Variedade Literária – julho”

  1. Bruna Araújo disse:

    Oii!!

    Voltei para dizer que indiquei você para mais um selo e uma tag ^.^, se aceitar está aqui: http://aoleitor.blogspot.com.br/2013/08/selinhos-10-tag-6-on-6.html

    Bjs!!

  2. Eu queria muito ter tentado participar desse desafio, mas quando fiquei sabendo já estava em andamento e não quis “furar” a coisa toda. Se fizer de novo ano que vem, me chama?
    Saudades de você Japa.

    Beijos
    http://www.leitoraincomum.com

  3. Triplamente disse:

    Também não curto muito contos, são narrativas muito breves, que logo somem da memória, mas ‘Venha ver o por do sol & outros contos’ da Lygia Fagundes Telles é SENSACIONAL! Recomendo mesmo!

    ‘Coisas Frágeis’ do Neil Gaiman também é um ótimo livro de contos.

    ps: acho q nunca li crônicas :/

    Até breve moça!
    http://triplamente.blogspot.com/

  4. Bruna Araújo disse:

    Oi :)

    Toda vez que comento algum post relacionado a crônicas eu falo a mesma coisa, basicamente que eu adoro o gênero, mas não leio muito.

    Coincidentemente já tenho um post preparado para publicar lá blog com uma das minhas crônicas preferidas rs

    Entre os livros que você listou acho que a sua escolha de leitura foi o mais interessante!! ( mas talvez eu ficasse em dúvida entre os contos do Machado, acho que só li dois, e os do King também, só li um livro dele). O pouco que conheço do Alan Por e totalmente fascinante, ele é sinistro rs… então esperarei por sua resenha :)

    :*

  5. Jessica Souza disse:

    Que legal!!!
    Pra te falar a verdade nunca li livros de crônicas, mas leio crônicas direto nos blogs que visito o único que conheço desses é o da Thalita Rebouças e que tenho muita vontade de comprar!!!
    Beijokas
    Jeh
    http://www.jeitodler.com

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree