Fim do Castigo Pós-Bienal SP 2012

20 de agosto de 2013 - terça-feira - 10:13h   ¤   Categoria(s): Coisas de leitor

Fim do Castigo Pós-Bienal
Gostaria de ter o prazer de dividir com vocês a alegria de anunciar o Fim do Castigo Pós-Bienal SP 2012!!! \o/
Weeeee, pulem comigo!! Deem cambalhotas!! Façam cara de gente estranha!!

Ok, Lia. Menos.

» Mas o que foi este castigo?
O Castigo Pós-Bienal SP 2012 foi uma “punição” que eu me auto-myself-eu-mesma impus por causa da orgia de compras de livros que eu fiz na Bienal do Livro de São Paulo, no ano passado.

» E qual foi a punição?
A Bienal SP 2012 havia terminado no dia 19/08/2012. No período de 1 ano (de 20/08/2012 a 19/08/2013), eu só poderia comprar, no máximo, 4 livros. Por “comprar” entende-se: a felicidade de ver um livro em uma loja – física ou online – e adquiri-lo pagando do meu próprio bolso. Excluem-se situações como: recebimento de livros por parceria e presentes.

» Conseguiu cumprir?
Siiiiiiimmmm!! Com muito orgulho, digo que sim!!

» Quais foram os livros comprados?
Nessa ordem:
- Paris – A História de uma Grande Cidade, de Danielle Chadych e Dominique Leborgne
- A Construção do Livro, de Emanuel Araújo
- Entre a Verdadeira e a Errada, do meu amigo Danilo Gonçalves
- O Livro da Economia, vários autores
Fim do Castigo Pós-Bienal

» Como você conseguiu se segurar para comprar apenas 4 livros em 1 ano?
Confesso que não foi tão difícil, mas digo isso porque eu já vinha “treinando” há um tempo. Minhas dicas são:
Pratique a resistência: Visite livrarias físicas e online, olhe, ande (ou navegue) e saia sem comprar nada. Comece fazendo isso 1 vez por mês. Aos poucos, aumente a frequência. Eu vou em uma Livraria Cultura todo fim de semana, e realmente saio de lá de mãos vazias.
Estabeleça um limitador: Pode ser uma aposta, uma promessa, um castigo ou uma meta. Sem isso, sua mente se sente livre para querer comprar e a chance de estrago é grande.
Dê importância para a sua honra: Não ria, rsrs. Isso é muito sério! =D Se você não liga para sua honra, você vai quebrar suas promessas sempre, por abrir diversas exceções. E depois vai ficar se remoendo. Eu passei por isso. Até que decidi que era hora de recuperar o respeito, a dignidade, a moral. Com o cumprimento deste castigo, tive minha honra de volta.

» Daqui pra frente, como vai ser?
Vou estabelecer um limitador, conforme a dica acima. Preciso manter meus tentáculos amarrados. Como gostam de dizer por aí: é uma questão de mindset. Ainda não decidi, mas acho que vai ser baseado no tamanho da minha fila de não-lidos, algo como: “Quando a fila atingir tamanho x, eu posso comprar 1 livro”.
Vai ser fácil? Definitivamente não, principalmente por causa dos livros que recebo de parceria. Mas vamos que vamos! Se eu consegui uma vez, por que não posso conseguir de novo? =)

    2 comentários para “Fim do Castigo Pós-Bienal SP 2012”

  1. Cris Aragão disse:

    Parabéns, você é a prova vviva de que é possível vencer a compulsão de comprar mais e mais livros. A desculpa de que são livros e não sapatos, e assim estaria perdoado o consumismo, não funciona. Estou tentando controlar o meu próprio consumismo literário e embora tenha caído em tentação algumas vezes tenho me achado mais controlada. A Bienal do Rio vem aí, eu vou. Dependendo de como me sair talvez tenha que tomar medidas drásticas, espero que não.

  2. Estela Pilz disse:

    Liaa…
    Menina.. queria ter essa persistência também… vou praticar… Sou daquelas que nunca tem dinheiro, mas está sempre comprando livros..livros estes que eu largo na estante e vou ler só não sei quando..pra quê né?!!
    Adorei o seu post.. Parabéns amiga..

    Beijoss

    TeLa

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree