Gostaria de ter o prazer de dividir com vocês a alegria de anunciar o Fim do Castigo Pós-Bienal SP 2012!!! \o/
Weeeee, pulem comigo!! Deem cambalhotas!! Façam cara de gente estranha!!
Ok, Lia. Menos.
» Mas o que foi este castigo?
O Castigo Pós-Bienal SP 2012 foi uma “punição” que eu me auto-myself-eu-mesma impus por causa da orgia de compras de livros que eu fiz na Bienal do Livro de São Paulo, no ano passado.
» E qual foi a punição?
A Bienal SP 2012 havia terminado no dia 19/08/2012. No período de 1 ano (de 20/08/2012 a 19/08/2013), eu só poderia comprar, no máximo, 4 livros. Por “comprar” entende-se: a felicidade de ver um livro em uma loja – física ou online – e adquiri-lo pagando do meu próprio bolso. Excluem-se situações como: recebimento de livros por parceria e presentes.
» Conseguiu cumprir?
Siiiiiiimmmm!! Com muito orgulho, digo que sim!!
» Quais foram os livros comprados?
Nessa ordem:
- Paris – A História de uma Grande Cidade, de Danielle Chadych e Dominique Leborgne
- A Construção do Livro, de Emanuel Araújo
- Entre a Verdadeira e a Errada, do meu amigo Danilo Gonçalves
- O Livro da Economia, vários autores
» Como você conseguiu se segurar para comprar apenas 4 livros em 1 ano?
Confesso que não foi tão difícil, mas digo isso porque eu já vinha “treinando” há um tempo. Minhas dicas são:
Pratique a resistência: Visite livrarias físicas e online, olhe, ande (ou navegue) e saia sem comprar nada. Comece fazendo isso 1 vez por mês. Aos poucos, aumente a frequência. Eu vou em uma Livraria Cultura todo fim de semana, e realmente saio de lá de mãos vazias.
Estabeleça um limitador: Pode ser uma aposta, uma promessa, um castigo ou uma meta. Sem isso, sua mente se sente livre para querer comprar e a chance de estrago é grande.
Dê importância para a sua honra: Não ria, rsrs. Isso é muito sério! =D Se você não liga para sua honra, você vai quebrar suas promessas sempre, por abrir diversas exceções. E depois vai ficar se remoendo. Eu passei por isso. Até que decidi que era hora de recuperar o respeito, a dignidade, a moral. Com o cumprimento deste castigo, tive minha honra de volta.
» Daqui pra frente, como vai ser?
Vou estabelecer um limitador, conforme a dica acima. Preciso manter meus tentáculos amarrados. Como gostam de dizer por aí: é uma questão de mindset. Ainda não decidi, mas acho que vai ser baseado no tamanho da minha fila de não-lidos, algo como: “Quando a fila atingir tamanho x, eu posso comprar 1 livro”.
Vai ser fácil? Definitivamente não, principalmente por causa dos livros que recebo de parceria. Mas vamos que vamos! Se eu consegui uma vez, por que não posso conseguir de novo? =)
Parabéns, você é a prova vviva de que é possível vencer a compulsão de comprar mais e mais livros. A desculpa de que são livros e não sapatos, e assim estaria perdoado o consumismo, não funciona. Estou tentando controlar o meu próprio consumismo literário e embora tenha caído em tentação algumas vezes tenho me achado mais controlada. A Bienal do Rio vem aí, eu vou. Dependendo de como me sair talvez tenha que tomar medidas drásticas, espero que não.
Liaa…
Menina.. queria ter essa persistência também… vou praticar… Sou daquelas que nunca tem dinheiro, mas está sempre comprando livros..livros estes que eu largo na estante e vou ler só não sei quando..pra quê né?!!
Adorei o seu post.. Parabéns amiga..
Beijoss
TeLa