[resenha] Paris – Tudo o que você sempre quis saber

3 de setembro de 2013 - terça-feira - 20:23h   ¤   Categoria(s): Almanaques, Infantojuvenil, Literatura estrangeira, Resenhas

Paris – Tudo o que você sempre quis saberTítulo: Paris – Tudo o que você sempre quis saber
Título original: Paris: everything you ever wanted to know
Autor: Klay Lamprell
País: Australia
Ano: 2011
Editora: Globo
Páginas: 96
Sinopse: Voltada para o público infanto-juvenil, a série ‘Proibido para adultos’ procura ser introdução para os pequenos leitores conhecerem algumas das cidades consideradas mais belas do mundo, naquilo que elas têm considerado por mais peculiar. O livro investiga um destino, com foco em revelar ‘coisas que valem a pena saber’ sobre a história, os costumes e os segredos locais – do ponto de vista da criança. Contém fotografias e tópicos que enfocam eventos históricos, monumentos, destaques arquitetônicos, comida, moda e estilo de vida de seus habitantes.

Arco do Triunfo
O imperador Napoleão encomendou um arco para comemorar suas vitórias nos campos de batalha. Mas o problema é que o monumento era tão grande que levou 30 anos para ficar pronto. A essa altura, Napoleão já havia perdido o poder de novo. Ainda bem que o rei Luís Felipe não guardou rancor e permitiu o término da obra.

Avaliação:
Pensem em um livro infantil lindo, cheio de ilustrações e fotos, com uma diagramação incrível, sobre a cidade da qual você é mais paga-pau. Paris – Tudo o que você sempre quis saber é este livro. Ele explica de forma simples e em linguagem mais leve sobre pontos turísticos, História, cultura e costumes da cidade.
Com cada assunto ou tópico abordado em 2 páginas, o livro fala, por exemplo, da Catedral de Notre Dame, do rio Sena, dos cães de Paris, de Asterix, de Napoleão, da importância da moda, da catacumba de ossos, do metrô, entre outros.
Logo na capa, há um aviso dizendo que é proibido para adultos, e nas primeiras páginas, também diz que não é um guia de viagem. Entretanto, apesar de ser um livro infantil, eu fiquei fascinada por ele, namorando durante muito tempo antes de ter a oportunidade de comprar. Durante a leitura, morria de amores pelos textos divertidos e pelas imagens de encher os olhos. E mesmo não sendo um guia de viagem, é bastante útil para você não ficar boiando sem entender nada da importância dos monumentos quando for viajar para Paris. Eu, particularmente, o trataria como livrinho de consulta cultural rápida, além de deixar na cabeceira para reler infinitamente.
E, ao invés de um texto longo nessa resenha, o melhor mesmo é postar algumas fotos dessas páginas lindas.
Paris – Tudo o que você sempre quis saber Paris – Tudo o que você sempre quis saber Paris – Tudo o que você sempre quis saber Paris – Tudo o que você sempre quis saber Paris – Tudo o que você sempre quis saber

    2 comentários para “[resenha] Paris – Tudo o que você sempre quis saber”

  1. Bruna Araújo disse:

    Hey!
    Aiii *__* Eu quero!!!!
    Paris é Paris, quem nunca sonhou em estar na cidade Luz, não é mesmo? Mas que confesso que só depois de ler tantos blogueiros falando sobre esse lugar é que comecei a dar uma atenção a mais, nesse caso você é uma da pessoas que atiçou minha curiosidade ^.^, mas a verdade é que sei nada ou muito pouco sobre a cultura francesa :( Por esse e outros motivos esse livro seria perfeito para “moi” (deu até vontade de aprender algumas palavrinhas em francês rs).

    Amei!!!

    :*

  2. Aline T.K.M. disse:

    Que fofo! O projeto gráfico está muito legal, divertido e sem aquele ar “criancinha”. Nunca tinha visto o livro e gostei dessa proposta de apresentar alguns destinos famosos aos pequenos. E, claro, gostei do destino… Paris é sempre especial, para grandes e pequeninos! ^^

    Um beijo, Livro Lab

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree