[resenha] As Vantagens de Ser Otimista

1 de fevereiro de 2014 - sábado - 13:08h   ¤   Categoria(s): Autoajuda, Literatura estrangeira, Resenhas

As Vantagens de Ser OtimistaTítulo: As Vantagens de Ser Otimista
Título original: La escafandra del optimista
Autor: Allan Percy
Ano: 2010
Editora: Sextante
Páginas: 125
Sinopse: Os otimistas possuem uma blindagem especial que os protege das dificuldades da vida: com a serenidade de uma imersão no silêncio do oceano, quem pensa positivo é capaz de seguir em frente apesar do desânimo e de encontrar soluções em mares revoltos. Depois do sucesso de Nietzsche para estressados, Percy nos ensina a desenvolver o escafandro do otimista, além de oferecer conselhos e estratégias para ajudar a ver o copo meio cheio – e a encher a metade que falta.
Compre: compare preços

Para avaliar a verdadeira importância de algo que nos aconteceu, devemos perguntar a nós mesmos: “Isso vai fazer diferença daqui a um ano?”

Avaliação:
As vantagens de ser otimista é um livro supercurtinho, bem leve e rápido de ler. Recheado de textos, frases e histórias de personalidades consideradas otimistas, traz pequenas receitas que mostram a importância da forma como as pessoas encaram os fatos das suas vidas.

Confesso que muito do conteúdo do livro não é novidade para mim, o que é uma coisa ótima, já que, pelo visto, indica que eu internalizei totalmente o hábito de pensar positivo e que os conselhos já fazem parte do meu dia a dia.
A parte que eu achei muito interessante foi a das histórias de pessoas famosas, que venceram justamente por causa do seu otimismo e persistência para alcançar o que desejavam. Fala de J.K. Rowling, Barack Obama, Steve Jobs, Mahatma Gandhi e até de Cristóvão Colombo, entre outros.
As vantagens de ser otimista não se prende apenas às ideias, conceitos e teorias. Há também algumas dicas de alimentação e de uso de plantas naturais que ajudam a combater formas leves de depressão.
O livro é simples, mas acho que vale muito a leitura, principalmente para pessoas que vivem reclamando, tendo doencinhas bobas e passando por alguma pequena zica todos os dias. Mesmo para quem não acredita que pensar positivo atrai coisas boas, é impossível ignorar o efeito que o sofrimento desnecessário tem sobre a saúde mental. Você não pode escolher a maioria das coisas que acontecem ao seu redor, na sua vida, mas você pode escolher, sim, a forma como você vai encará-las. Talvez esse seja o maior segredo dos otimistas, e o livro te ajuda a criar pequenas novas atitudes que poderão se tornar grandes novos hábitos.
As Vantagens de Ser Otimista

Leia um trecho: aqui

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree