[resenha] Dar e Receber

14 de junho de 2014 - sábado - 13:16h   ¤   Categoria(s): Autoajuda, Literatura estrangeira, Psicologia, Resenhas

Dar e ReceberTítulo: Dar e Receber
Título original: Give and take
Autor: Adam Grant
País: EUA
Ano: 2012
Editora: Sextante
Páginas: 287
Sinopse: Adam Grant reúne suas conclusões sobre os motivos pelos quais algumas pessoas chegam ao topo da escala de sucesso, enquanto outras permanecem na mediocridade. Ele explica que, nas interações profissionais, podemos atuar como tomadores, compensadores ou doadores. Os tomadores se esforçam para extrair o máximo possível dos outros; os compensadores se empenham em promover trocas equilibradas; e os doadores são aquele tipo raro de indivíduo que ajuda os outros sem esperar nada em troca. Grant revela que, ao contrário do que muitos pensam, as pessoas mais bem-sucedidas nas mais variadas carreiras não são as mais egoístas e implacáveis nem as que agem com base no ‘toma lá dá cá’. Os que chegam mais longe são os doadores.
Compre: compare preços
Avaliação:

Embora, em geral, rotulemos os doadores de tolos e submissos, eles normalmente se revelam muito bem-sucedidos. Para descobrir por que os doadores dominam o topo da escala de sucesso, examinaremos estudos e histórias surpreendentes que esclarecem de que maneira doar pode ser mais eficaz do que supõe a maioria das pessoas.

Dar e receber nos diz que as pessoas se dividem, em termos de atitudes em relação a reciprocidade, em 3 tipos: tomadores, compensadores e doadores. Nosso senso comum nos faz imaginar que as pessoas que mais têm sucesso na vida profissional são aquelas egoístas, que pouco contribuem mas que querem ficar com os louros da conquista, ou seja, os tomadores. É bem verdade que a base da pirâmide de sucesso, onde se encontram os que chamaríamos cruelmente de “perdedores”, podemos encontrar uma maioria de doadores. Entretanto, por algum motivo, os doadores também estão no topo desta pirâmide, enquanto os tomadores e os compensadores ficam no meio do caminho.

O autor, Adam Grant, explica, então, quais as diferenças entre estes 2 tipos de doadores. A estrutura básica do livro consiste nos métodos de interação dos doadores em 4 áreas-chave: networking, colaboração, avaliação e influência. O livro conta como este tipo de profissional constrói redes de relacionamento, como lida com a colaboração e com o que diz respeito a ficar com os créditos, como enxerga potencial em outras pessoas e as ajuda a se desenvolver. Também fala do seu modo de comunicação e da capacidade de influência, dos truques para manter a motivação, de como evitam (ou conseguem deixar de) ser capachos e como, no fim das contas, conseguem se destacar profissionalmente.

As pessoas que querem saber sobre sucesso profissional irão adorar o livro Dar e receber. Mas se você é como eu, que não liga para o “sucesso” que o senso comum define, que não acha que ter um salário alto é sinônimo de status, que não sente necessidade de ter um cargo em que possa exercer poder sobre outras pessoas, mas que se interessa por comportamento humano, esse livro também pode ser para você.

Eu sempre gostei muito de ler sobre como as pessoas funcionam. Quero entender suas motivações, seus medos, seus sonhos e como tudo isso influencia as suas ações e decisões. E, logicamente, isso também me ajuda no autoconhecimento. Dar e receber é um livro que oferece esse entendimento. Até onde eu sei, o assunto é relativamente novo. O conteúdo é bastante revelador e esclarecedor. Para cada capítulo, que trata de um determinado aspecto do comportamento do doador, o autor fornece uma série de exemplos de pessoas reais, famosas ou não, o que facilita bastante a compreensão. Dessa forma, a leitura acaba ficando bem tranquila e agradável, seja pelo assunto interessante ou pelo texto claro e fácil.

O foco do livro é a vida profissional, mas o assunto é aplicável a qualquer aspecto do nosso dia a dia.
Dar e Receber

Leia um trecho: aqui

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree