Café da Manhã Intergaláctico – Editora Aleph

25 de março de 2015 - quarta-feira - 17:51h   ¤   Categoria(s): Eventos, Ficção Científica, Literatura estrangeira

Hoje, dia 25 de março de 2015, rolou o Café da Manhã Intergaláctico, realizado pela ultrafoda Editora Aleph.
Café da Manhã Intergaláctico
É claaaaro que eu fui lá conferir o que seria falado sobre essa combinação perfeita que é o universo nerd e a literatura.

O Café da Manhã aconteceu na Reserva Cultural, que fica na Av. Paulista, 900.
Primeiro teve o café da manhã em si, com alguns comes e bebes, e em seguida fomos para uma das salas de cinema que a Aleph tinha reservado para esse evento.

Bom, eu não sei nem por onde começar, porque falaram de tanta coisa bacana que eu me sinto como uma criança de 7 anos quando volta de um acampamento superlegal e quer contar tudo pros pais, rs.

O bate-papo foi feito pelo Adriano Fromer e pelo Daniel Lameira, respectivamente diretor editorial e editor da Aleph.

As fotos não ficaram tão boas porque são de uma tela de cinema dentro de uma sala escura. Fora o fato de eu ter sentado no canto. Mas também não fiquei tirando foto de tudo porque, convenhamos, eu tava lá pra prestar atenção ao que eles tinham pra falar.
Café da Manhã Intergaláctico

Alguns dos tópicos abordados foram:

» história e crescimento recente da Aleph
O Adriano Fromer contou um fato muito triste, que foi o falecimento do pai dele, há 3 dias. O professor Pierluigi Piazzi é o fundador da editora. A frase mostrada na tela é de quebrar as pernas! =´)
Café da Manhã Intergaláctico Também foram mostrados alguns números e gráficos sobre o quanto a editora cresceu, graças à (ou juntamente à) maior disseminação da ficção científica entre os leitores.

» universo expandido de Star Wars
O Daniel Lameira é, segundo o que eu vi em uma imagem de divulgação de um evento da Aleph, “responsável pela publicação dos livros do universo expandido de Star Wars, além de clássicos da ficção científica mundial”. Ele falou de Herdeiro do Império, do Timothy Zahn, passou alguns vídeos sobre o universo expandido…
Café da Manhã Intergaláctico…e mostrou, em primeira mão, a capa do 2º livro da Trilogia Thrawn: Ascensão da Força Sombria (o original em inglês é Dark Force Rising).
Café da Manhã Intergaláctico Pros fãs de Star Wars, acalmem-se. Tem mais uns 20 títulos do E.U. que a Aleph vai publicar. Alguns deles são:
- Um novo amanhecer
- O último comando (3º volume da Trilogia Thrawn)
- Darth Vader e filho
- Princesinha de Vader
- Sombras do Império
- Academia Jedi
- Tarkin
- Herdeiro do Jedi
- Troopers da morte
- Como Star Wars conquistou o Universo

» as eras da ficção científica
Uma das coisas que eu mais curti (na verdade, eu curti tudo, né…) foi um painel com a história da ficção científica, dividindo-a por eras, de acordo com as características e o estilo mais presente em cada época, e mostrando os livros e/ou autores mais típicos. Bem didático, bem interessante, um prato cheio pra quem gosta de aprender coisas novas. E eu nem gosto, vá! =D
Café da Manhã Intergaláctico

» difusão da ficção científica
Também foram discutidos a questão do porquê de a ficção científica só estar se difundindo recentemente, as razões por que muitas pessoas ainda não gostam do gênero, os preconceitos que ainda permanecem e o que, na realidade, a ficção científica aborda.

» lançamentos
Café da Manhã Intergaláctico No final, eles mostraram os futuros lançamentos da editora. Entre os que eu me lembro, estão:
- O Planeta dos Macacos – Pierre Boulle
- Jurassic Park – Michael Crichton
- Tropas Estelares – Robert A. Heinlein
- Cyberstorm – Matthew Mather
- Alien – Alan Dean Foster
- Eu Sou a Lenda – Richard Matheson
- Eu Estou Vivo e Vocês Estão Mortos – Emmanuel Carrère (biografia do Philip K. Dick)

» brindes ultrafoda
Vocês não têm noção do peso da sacola linda que os convidados ganharam na saída! Eu quase caí de costas quando vi o conteúdo!!
- sacola do livro O Planeta dos Macacos e 3 textos de prefácio ou introdução, do William Gibson, da Ursula K. Le Guin e do Isaac Asimov
Café da Manhã Intergaláctico – livros Kenobi, do John Jackson Miller, e As Fontes do Paraíso, do Arthur C. Clarke, caderninho (sem pauta!! \o/) de 2001 – Uma Odisseia no Espaço, marcadores de páginas e uma garrafa contendo um pergaminho (referência ao livro O Planeta dos Macacos). De todos os kits distribuídos, em 5 deles a garrafa está premiada com 10 livros da Aleph
Café da Manhã Intergaláctico Fala sério. Diz se não é pra passar mal?

Queria agradecer de coração o convite da Aleph! Aprendi muito, me encantei, me diverti e fiquei passada com os brindes que ganhei! Valeu muito a pena ter acordado mais cedo, rsrs. ♥

Veja também:
Café da Manhã Intergaláctico II CCXP 2015

    3 comentários para “Café da Manhã Intergaláctico – Editora Aleph”

  1. Caio Campos disse:

    Nos’sinhora, que evento, hein!?
    Pena que o site da Aleph, até onde sei, é muito sucinto. =/
    Fiquei “um pouco” curioso a respeito das informações apresentadas, como a história da ficção científica.

  2. Maritza Bom disse:

    Lia, parabéns pelo post! Eu adorei saber mais a respeito desse evento, que pelo jeito foi sensacional! É muito bacana participar de algo que tem como objetivo divulgar livros e promover o hábito da leitura, além disso a proposta da editora parece ser ótima! Confesso que ainda não tenho nenhum livro deles, mas pelo que pude ver na livraria as edições são muito caprichadas! Espero poder conhecer mais os títulos deles em breve, fiquei ansiosa para deslanchar minhas leituras de ficção cientifica!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!!

  3. Fernando Akio Mariya disse:

    Que legal! Tem até um marcador de página em formato de sabre de luz! Da hora!

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree