Paris 2015 – a parte literária da viagem – I

13 de abril de 2015 - segunda-feira - 17:35h   ¤   Categoria(s): Blog

Entre os dias 30 de março e 10 de abril, eu fui viajar pra Paris.

Foi a 2ª vez que eu fui pra lá. A 1ª foi em 2011, mas fiquei na cidade somente por 3 dias, porque fazia parte de um roteiro maior, que pegou também Portugal, Espanha e algumas outras cidades da França.
Vai ter post sobre isso no meu blog pessoal, mas eu queria postar aqui a parte literária da viagem.

Este post I vai ter os seguintes tópicos:
- vi no metrô;
- locais que visitei;
- livros em museus.

O post II vai ter as compras. Não vou colocar aqui porque senão o bagulho fica gigantesco demais.

Algumas coisas vocês já viram no meu instagram, mas pra quem perdeu, posto algumas de novo.

» vi no metrô
O metrô de Paris tem muita propaganda, tanto nos corredores quanto nas estações. A maioria é de assuntos culturais, como teatro, cinema, exposições e livros. Vou chutar que uns 35% é de produtos de consumo e viagens.

Propaganda do livro Seis anos depois, do Harlan Coben
Paris 2015
Propaganda do livro do Jo Nesbø
Paris 2015
Harry Potter l’Exposition: em Saint-Denis, pertinho de Paris, na Cité du Cinéma. Vai de 4 de abril até 6 de setembro de 2015. Mais informações em www.harrypotterlexposition.fr.
Paris 2015

 
» locais que visitei
Vocês lembram que eu falei que uma das missões da minha vida era ir na Shakespeare and Company e comprar lá um livro de um autor francês? Pois é, consegui cumprir metade dela, rsrs. Na verdade, a S&C é especializada em livros anglófonos, então não encontrei nenhum livro em francês lá. Bom, até podia comprar um livro de um autor francês escrito em inglês, mas aí não faria sentido.
Paris 2015 Paris 2015Da primeira vez, eu fui só conhecer mesmo. Não tem foto de dentro porque não pode ficar tirando foto lá. O lugar é superapertadinho, entuchado de livros, visitantes e clientes. Imagina a bagunça e o incômodo que seria se pudesse tirar foto.
Aí eu voltei lá ainda mais 2 vezes, pra comprar 2 livros, um de cada vez, huahuahua! Uma das vezes estava meio muvucadinho, com fila pra entrar.
Paris 2015

A maison de Victor Hugo que fica na Place des Vosges, nº 6 é o local onde Victor Hugo morou entre 1832 e 1848. Infelizmente, ele estava fechado por conta de reformas para acessibilidade e museografia. A reabertura está prevista para 2 de junho. Mas deu pra tirar uma fotinho na porta. =)
Paris 2015

Inicialmente construído para ser um tributo a Sainte Geneviève, padroeira de Paris, o Panthéon foi laicizado, e nele hoje repousam célebres personagens da história francesa, entre eles, alguns escritores.
Cartazes explicando sobre Victor Hugo, Alexandre Dumas e Émile Zola
Paris 2015Cripta desses 3 escritores
Paris 2015 Paris 2015Túmulo do Victor Hugo
Paris 2015Túmulo do Alexandre Dumas
Paris 2015Túmulo do Émile Zola (tá bem ruim de ver, mas, acreditem em mim, rs, é o túmulo dele)
Paris 2015Estátua de Voltaire (o túmulo está atrás, esqueci de tirar foto)
Paris 2015
Também fui caçar o local onde a Gertrude Stein morou. Fica na rue de Fleurus, nº 27, e o prédio é habitado normalmente hoje.
Paris 2015 Paris 2015

A Bibliothéque Sainte-Geneviève fica próxima ao Panthéon. Ela apareceu no filme Hugo Cabret, quando o Hugo e a Isabelle vão pesquisar sobre Méliès.
Os visitantes só podem entrar na biblioteca acompanhados por um funcionário, que ficará junto com você dentro de um cercadinho bem no meio do salão da sala de leitura. A única coisa que é possível fazer é olhar, passar mal de deslumbre e tirar foto sem flash. Obviamente, não faz sentido permitir que turistas fiquem circulando entre as estantes e atrapalhando quem está querendo estudar. =)
Paris 2015

 
» livros em museus
Só umas fotinhos legais de uns livros antigos que tinham em alguns museus.
Paris 2015 Paris 2015 Paris 2015

Para ver as compras de livros e itens relacionados a leitura, vá para o post II.

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree