O hábito de leitura

10 de janeiro de 2016 - domingo - 19:44h   ¤   Categoria(s): Coisas de leitor

Ano novo!! \o/
E como ele, novos projetos, resoluções, listas de metas, desejo de fazer algo diferente por si mesmo.

Aí eu pensei: será que tem alguém que colocou na sua lista algo como melhorar seu hábito de leitura, ou, simplesmente, começar a ler livros?
E será que eu tenho como ajudar? =)

Então eu resolvi fazer um post sobre isso. Nada estritamente científico, apesar de eu me basear em alguns livros que eu já li. Mas são principalmente dicas em que acredito de verdade e que já cheguei a testar.

 
» Escolha seu(s) assunto(s) preferido(s)

Em alguns aspectos, eu comparo muito o hábito da leitura com o do exercício físico: todo mundo sabe que faz bem e traz benefícios, mas tem que ser divertido, senão, em março você já desiste, rs.

Sendo assim, o primeiro passo é descobrir o que te agrada.

O que você quer ler? Que tipo de histórias te encanta? Sobre o que você quer saber? O que aguça a sua curiosidade?

A variedade de assuntos que os livros abordam é imensa. As histórias que eles contam têm como único limitador a criatividade dos escritores. Existem livros sobre tudo que é coisa, pra tudo que é gosto: feiticeiros, guerreiros, bullying nas escolas, vampiros que brilham, vampiros que não brilham, futebol, cerveja, vida de artistas, a humanidade condenada em um futuro sombrio, dramas familiares, assassinos perversos, poder da mente, zumbis, assédio moral nas empresas, como conquistar aquele(a) gatinho(a), Economia, História, Política, Artes, Mitologia, Religiões, Psicologia, Neurologia, dietas, viagens espaciais, etc., etc., etc.

Hábitos de leitura
Parte prática: tire uma tarde no fim de semana para passear em uma livraria ou uma biblioteca. Não tenha pressa. Passeie, olhe, folheie os livros. Tire dúvidas com um vendedor ou bibliotecário.

 
 
» Comece com livros finos

Por mais que a gente esteja superempolgado com o novo projeto, é preciso tomar cuidado para não cair em armadilhas que acabem nos fazendo desistir. O desejo de ver logo os resultados é grande, no entanto, às vezes, iniciar com pequenos passos pode ser um caminho mais sólido.

Parece aquele papo chato de autoajuda, mas esses pequenos passos têm a ver com quebrar uma meta grande em diversas metas pequenas que, por sua vez, têm a ver com a manutenção da motivação.

Um livro mais fino será lido em menos tempo do que um bitelão, e só o simples ato de terminá-lo vai te dar ânimo para querer ler mais e partir para o próximo livro. É o prazer de “ticar” um item da lista que nos impulsiona para a meta seguinte.

Aguente só por um tempinho essa ganância de ler os livrões de 900 páginas. =)

Hábitos de leitura
Parte prática: escolha um livro que tenha entre 100 e 300 páginas. Reforçando: o mais importante de tudo é ser um livro que pareça legal na sua opinião. Na imagem acima, alguns livros legais que eu li, de até 300 páginas.

 
 
» Leia todos os dias

Quando eu estava ajudando meu pai a ler mais, ele se lamentou pelo fato de conseguir ler apenas 2 ou 3 páginas antes de dormir. Eu respondi a ele que não tinha problema, que o importante mesmo era procurar ler todos os dias, mesmo que bem pouco. Comigo também é assim. Tem dia que eu capoto antes de render 5 linhas! Mas eu não consigo ir dormir se não abrir um livro antes. Porque é hábito.

Não importa quantas páginas ou por quantos minutos por dia você conseguirá ler, pelo menos não agora, nos primeiros meses. O que faz uma atitude ou ação ser um hábito é a sua frequência.

Hábitos de leitura
Parte prática:
quebre a sua grande meta de adquirir o hábito de leitura em 365 pequenas metas diárias de simplesmente pegar o livro para ler um pouquinho. Pode ser uma única página, sim, senhor(a)! Se você falhar hoje, amanhã será um novo dia, com uma nova chance de cumprir a meta.

 
 
» Ancore o hábito novo em um velho

Mas e aí, como fazer para lembrar de ler todos os dias? Muito fácil falar!

Um dos segredos, que eu li em um livro sensacional chamado O poder do hábito, está em ligar esse novo hábito a um que já esteja consolidado em sua rotina, para que o velho hábito seja o gatilho do novo. Exemplos: ler antes de dormir, ler depois de almoçar, ler enquanto está no transporte público, ler enquanto faz nº 2, rs (médicos não recomendariam, mas aí é outra discussão), ler enquanto está na bicicleta ergométrica (professores de EF aprovariam?), etc.

Hábitos de leitura
Parte prática: descubra qual a melhor ocasião da sua rotina diária em que a leitura pode se encaixar. Em seguida, faça um esforço adicional, durante cerca de 1 mês, de ler todos os dias sempre nessa ocasião. Com o tempo, a associação dos hábitos se tornará automática em seu cérebro e o novo hábito estará consolidado.

_______________________________________________________________________________________

 
Espero que essas dicas ajudem! Tem alguma dúvida? Tem alguma dica adicional?
Boa sorte com sua resolução! Que no fim do ano você possa ter a felicidade de dizer que conseguiu adquirir o hábito da leitura!

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree