[resenha] Vida Organizada

14 de outubro de 2016 - sexta-feira - 16:55h   ¤   Categoria(s): Autoajuda, Literatura nacional, Resenhas

Vida OrganizadaTítulo: Vida Organizada
Autor: Thais Godinho
País: Brasil
Edição original: 2014
Editora: Gente
Páginas: 222
Compre: compare preços
Avaliação:

Ser organizado é um hábito e, como todos os hábitos, é preciso começar aos poucos, sem expectativas muito altas, e ir desenvolvendo devagar, até finalmente alcançar aquilo que consideramos o ideal, ou ao menos chegar o mais próximo disso.

Não me considero uma pessoa desorganizada nem muito bagunceira. Mas procrastino, bem mais do que eu gostaria. Neste ano, eu já li bastante coisa relacionada a produtividade e foco, e ultimamente ando lendo coisas sobre organização, porque, well, ela ajuda você a ser mais produtivo. As coisas mais recentes que li foram sobre GTD (apenas alguns sites), bullet journal e o livrinho verde da Marie Kondo. E agora terminei de ler Vida organizada, da Thais Godinho.

Este livro aborda a organização em vários aspectos, referentes tanto a objetos quanto ao dia a dia, seja em casa, no trabalho ou na vida. Talvez seja interessante listar os capítulos do livro e seus títulos para se ter uma ideia do conteúdo e ver se o livro te atenderia.
- Introdução
- Capítulo 1: Por onde começar quando tudo está um caos?
- Capítulo 2: Como alcançar nossos objetivos?
- Capítulo 3: Pausa para começar a destralhar!
- Capítulo 4: Começando a criar rotinas
- Capítulo 5: Agenda, compromissos e tarefas: manual do usuário
- Capítulo 6: Casa em ordem, mente sã
- Capítulo 7: Como destralhar sua checklist do trabalho
- Capítulo 8: 1, 2, 3: é só começar
- Epílogo

Apesar de ter achado o livro bastante objetivo e eficaz, não senti que ele tenha trazido grandes novidades sobre o assunto para mim. Talvez seja justamente porque já li materiais anteriormente, especialmente o GTD, que, segundo que entendi, é onde a Thais Godinho ancora seu método. No entanto, um ponto do qual gostei muito é como a autora expõe o significado maior da importância da organização na vida das pessoas. Quando ouvimos a palavra “organização”, logo pensamos em casa arrumada, objetos em ordem ou agenda bem administrada. A autora mostra que é muito mais do que isso e me convenceu de que ser organizada me possibilita ter mais realizações na vida e viver de forma mais plena. Um outro ponto que ela explica, que eu achei bastante interessante, é sobre alinhar as suas tarefas diárias, semanais, mensais, etc., com os seus objetivos de longo prazo, possibilitando, assim, tornar os sonhos realidade.

Mesmo não tendo me identificado totalmente com o livro, ainda assim eu o recomendo fortemente às pessoas que tiveram pouco contato com o assunto organização, que desejam muito “dar um jeito na vida” e que querem um método simples e que resolva. A leitura é agradável, rápida e provoca algumas reflexões, acompanhadas de exercícios práticos.
Vida Organizada

Veja também:
A Mágica da Arrumação

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree